sexta-feira, 30 de abril de 2010

Copa Sul de Canoagem - II Etapa‏

USINA DO GASÔMETRO RECEBE OS ATLETAS DA CANOAGEM VELOCIDADE

II Etapa da Copa Sul de Canoagem ocorreu em Porto Alegre

A segunda etapa da Copa Sul de Canoagem ocorreu no dia 25 de abril, domingo, em Porto Alegre. O evento, que pode ser considerado como Campeonato Gaúcho da Modalidade, teve como palco da segunda edição o Lago do Guaíba junto a um dos mais tradicionais pontos turístico e espaço cultural de Porto Alegre – a Usina do Gasômetro.

Foram 120 inscrições entre as categorias feminino e masculino, atletas em sua maioria vindos de projetos sociais das cidades de Guaíba, São Leopoldo, Gravataí, Cachoeira do Sul e Caxias do Sul. O evento ainda contou com a presença do atleta medalhista Olímpico de Ouro Edson Silva, o Edinho da Canoagem. O ídolo da Canoagem, para a maioria dos atletas que estavam presentes, distribui autógrafos, deu dicas, conselhos e participou da entrega de premiação.
O tempo estava parcialmente nublado mas o lago, sem vento, apresentou boas condições de navegação, o que proporcionou um belo espetáculo e muita disputa entre os atletas. “Estamos muito felizes com a realização da Copa Sul, pois ela está conseguindo resgatar o que seria o Campeonato Gaúcho da modalidade”, afirma Caio Daniel Schimidt, um dos organizadores.
A terceira e próxima etapa ocorrerá na Cidade de São Leopoldo, no dia 30 de maio.
A II Etapa da Copa Sul foi uma realização da Associação Guahyba de Canoagem em parceria com a Podium Esportes, e teve o apoio da Fundação CONESUL, Usina do Gasômetro e FUNDERGS – Fundação de Esporte e Lazer de Porto Alegre.

Confira todos os resultados e fotos em
http://www.canoagemguaiba.com.br/

Texto: Mário Silveira
Fotos: Iuri Ziulkoski Becker

Caiaques que levam alegria

Em cinco dias de viagem a 1ª Expedição Manaus/Belém de Canoagem já distribuiu donativos para mais de 500 crianças na selva amazônica.


Os canoístas expedicionários que estão percorrendo a selva amazônica levando donativos para comunidades ribeirinhas de difícil acesso na região amazônica estão despertando muitos sorrisos por onde passam. A equipe da 1ª Expedição Manaus/Belém de Canoagem chegou neste domingo à cidade de Parintins e já entregou donativos para mais de 500 crianças desde a última terça-feira.

Na comunidade ribeirinha de Augusto Montenegro, a professora Audenira Soares Ferreira elogiou o trabalho realizado pelos canoístas. “Aqui quase não temos apoio e falta quase tudo. O que temos é o que plantamos. Se tivéssemos mais pessoas no país como vocês com certeza tudo seria muito diferente”, disse emocionada ao ver as crianças receberem livros e brinquedos trazidos pela expedição.

De acordo com Maria Margarete Baggio, curitibana voluntária na expedição, o que mais vale é ver o sorriso no rosto das crianças. “Viemos lá do Sul para trazer um pouco mais de alegria para essas crianças que muitas vezes são esquecidas pelas autoridades. Em uma comunidade que passamos não tinha nem professores. Isso é realmente muito triste”, disse.


Já em Urucará, município que fez festa para receber os canoístas, cerca de duas mil pessoas prestigiaram o trabalho filantrópico realizado pelos integrantes da expedição de canoagem. Para o jovem Josenilson Barreto de Souza, de apenas 12 anos, o mais lhe chamou a atenção foi mesmo o caiaque. “Nossa, achei muito legal e queria muito ter um, ainda mais aqui na região que nós sempre usamos os rios para ir de um lugar para outro”, disse interessado.

Além do trabalho de solidariedade que leva mais esperança a povos isolados na selva amazônica, a iniciativa da 1ª Expedição Manaus/Belém de Canoagem também busca valorizar a canoagem como identidade cultural do povo amazônico que há centenas de anos se utiliza de canoas como meio de transporte em rios de todo o norte do país.

“Pretendemos atender milhares de crianças de mais de 60 comunidades até Belém. E além de distribuirmos donativos pelo caminho também realizamos palestras educacionais sobre preservação ambiental, higiene bucal, esporte e como fazer coletes salva-vidas com garrafas plásticas de refrigerante”, contou Evaldo Malato, presidente da Federação Paraense de Canoagem e coordenador da expedição.

Ao todo a 1ª Expedição Manaus/Santarém de Canoagem atenderá comunidades ribeirinhas entre os municípios de Manaus, Itacoatiara, Parintins, Juruti, Óbidos, Santarém e Belém. Foram arrecadados mais de 20 mil livros, dezenas de brinquedos e kits de higiene bucal, cestas básicas, material didático, entre outros itens.


Entre os objetivos da expedição está mostrar as belezas naturais dos estados do Pará e Amazônia, sensibilizar a população a respeito da importância da preservação ambiental da região, distribuir donativos, promover palestras, valorizar e enaltecer os hábitos e costumes do povo brasileiro destas regiões e divulgar e massificar a prática da canoagem em todo o Brasil.

A 1ª Expedição Manaus/Belém de Canoagem conta com apoio da Confederação Brasileira de Canoagem, Governos do Estado do Pará e Amazonas, Amazon Sat (Canal 44), Prefeitura Municipal de Belém, Programa Ação Social, Nova Pontual, Escola Santa Emília, Solve Engenharia, Canto Advocacia, Enart, Transmare, Netfiber, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Marinha do Brasil.

Acompanhe a expedição pelo Canal Amazon no site:

terça-feira, 27 de abril de 2010

1º Surf Treino de Waveski e Kayaksurf‏ foi 10

O domingo foi de sol e as ondas estavam lá, apenas não tão alinhadas como todos queriam, mas com qualidade suficiente para um bom free surf de um grupo de amigos que curte a canoagem onda.


Foi assim o 1º Surf Treino de Waveski e Kayaksurf, realizado no último domingo em Bertioga, Litoral de São Paulo. E com direito a uma esticada de final de tarde até o Pier da Riviera de São Lourenço, já com as condições do mar bem mais atrativas.



Segundo os organizadores do evento Bruno Guazzelli Filho, Ricardo Camargo (Cado), Gilberto Filgueiras e Roberto de Souza foi uma experiência animadora e conseguiu juntar na água um bom grupo de praticantes da canoagem onda, embora em número inferior ao esperado.



Por esse motivo, inclusive, se optou apenas pelo free surf ao invés da competição informal, como planejado inicialmente. E ninguém se arrependeu da decisão.

O encontro acabou servindo para aproximar os fissurados do waveski e kayaksurf de São Paulo, que decidiram repetir eventos desse tipo com mais frequência.



Afinal, além da confraternização se aprende muito nessas ocasiões. É esperar e participar.



Agradecimentos especiais ao filmaker Marcello Bomfim que, mais uma vez, captou excelentes ondas com suas lentes.

Em breve teremos mais um evento e todos serão avisados.

Aproveitando, acessem o nosso blog (http://www.canoagemonda.blogspot.com/) torne-se um seguidor e nos ajudem a fazer crescer esse maravilhoso esporte.

Texto: Roberto de Souza

segunda-feira, 26 de abril de 2010

FIC confirma participação do Brasil no Mundial de Caiaque Pólo

As duas primeiras etapas do Campeonato Brasileiro são válidas para a seleção dos atletas que integrarão a equipe brasileira que disputará o Mundial na Itália.



A Federação Internacional de Canoagem (FIC) confirmou nesta sexta-feira (16/04) a aprovação oficial da equipe brasileira no Campeonato Mundial de Caiaque Pólo que acontece, em setembro, na Itália, competição que o Brasil não participa desde 2006.

A segunda etapa do Campeonato Brasileiro, que acontece nos dias 1 e 2 de maio, em Londrina/PR, definirá os atletas que competirão na Europa.

De acordo com o supervisor do Comitê de Caiaque Pólo da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Diniz Mboure, a confirmação da equipe brasileira no Mundial se deve muito ao esforço do presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner, que interveio diretamente na questão junto à FIC para que o Brasil participasse do evento.

“Como nós não havíamos participado do Campeonato Pan-americano (seletiva para o Mundial) nós só teríamos chances de participar do Mundial deste ano via uma carta convite da FIC, e assim aconteceu.

Foi um processo longo e desgastante, mas ficamos todos muito felizes com a confirmação”, comemorou Mboure que também informou que o Brasil é tricampeão pan-americano (1999, 2005 e 2007) e é considerado um dos times mais fortes das Américas.

Agora é o momento de classificar os melhores atletas do país para a participação da principal competição mundial de Caiaque Polo no calendário 2010.

A primeira e segunda etapa do Campeonato Brasileiro são válidas como Seletiva para o Mundial.

Segundo Diniz Mboure, o técnico da seleção brasileira, Rafael Barbieri, após a pré-seleção dos 16 atletas ocorrida na primeira etapa do Brasileiro, agora definirá os 10 canoístas para a seleção brasileira, número máximo permitido pela FIC para a composição das seleções nacionais.

“Esperamos que este ano seja o melhor da história do Caiaque Pólo brasileiro em Mundiais, pois passamos hoje pela melhor fase da modalidade no país. Estamos com uma equipe forte e experiente e acreditamos que podemos conquistar um bom resultado na Itália. Pretendemos chegar entre os oito primeiros colocados no Mundial, resultado que seria inédito na história do Caiaque Pólo brasileiro”, informou Mboure.

O último Campeonato Mundial que o Brasil participou foi em 2006, em Amsterdã, na Holanda, ocasião que os atletas brasileiros conquistaram o 15° lugar geral. Já a melhor colocação brasileira na competição foi em 2000, em evento realizado no Brasil e que os atletas da casa ficaram com a 9ª colocação.

Em virtude do Mundial 2010 a equipe brasileira embarcará na segunda quinzena de agosto para Milão, na Itália, para passar duas semanas de treinamentos intensivos com as equipes locais e chegar melhor preparada para enfrentar as melhores equipes do mundo no Caiaque Pólo.

Pré-seleção para o Campeonato Mundial de Caiaque Polo

Caio Moreno Pereira Romano
Christiano Rocha de Queiroz
Ciro Werner
Diniz Mbure
Eduardo Rizzi Valença
Fernando Carazzato
Fernando Henrique Imazu Santana
Frederico Zecchini
Gabriel Rocha Rabello
Iago Gentil Carani
Lucas Berzotti
Luciano Rodrigo Obata Queiroz
Luiz Carlos Guida
Paulo Cesar Pereira
Paulo H. Rossato
Thiago Rodrigues Arraio

Encontro de canoagem reúne 88 participantes em Jaraguá do Sul

O Clube de Canoagem Kentucky, – promoveu o 5° Encontro da Canoagem, que aconteceu nas águas do Rio Itapocu...



O Clube de Canoagem Kentucky, – promoveu o 5° Encontro da Canoagem, que aconteceu nas águas do Rio Itapocu, no último domingo (18), reunindo 88 participantes de Jaraguá do Sul, Schroeder, Joinville, Guaramirim e Barra Velha.

Os atletas percorreram cerca de 10 km com botes, caiaques e canoas. Partindo da Ponte de Nereu Ramos e chegando nos fundos da sede clube, onde foram recepcionados pelos organizadores e participaram do sorteio de brindes, premiação para o maior grupo de canoístas e sorteio de um caiaque.

A Associação de Canoagem de Schroeder foi premiada com R$ 200,00 por ter o maior número de participantes no evento. O ganhador do caiaque foi o João Otavio Dias Nogueira, do Clube de Canoagem Kentucky.

Para a realização do evento, o clube contou com o apoio da Safari, Real Vidros, Metalnox, Verdureira da Jozel, Receituário, Portal Shopping, SESI e Fundação Municipal de Esportes. O caiaque sorteado foi brinde da Safari.


Este evento tem como objetivo divulgar canoagem na região e lembrar a importância do rio para a população do Vale do Itapocu. No encontro foram arrecadados 176 kg de alimentos não perecíveis, que serão entregues para uma entidade beneficente.

Mais informações:
http://www.canoken.blogspot.com/

Brasil é vice-campeão sul-americano de Canoagem Velocidade na Argentina

A equipe Sub-23 composta pelas jovens revelações brasileiras da Canoagem Velocidade conquistou ontem (25/04) em La Plata, na Argentina, o segundo lugar geral do Campeonato Sul-americano.



A equipe Sub-23 composta pelas jovens revelações brasileiras da Canoagem Velocidade conquistou ontem (25/04) em La Plata, na Argentina, o segundo lugar geral do Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade, que aconteceu de 22 a 25 de abril e foi dominado pelos atletas da casa.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, o evento foi muito importante para que os jovens atletas brasileiros adquirissem experiência de alto nível em competições internacionais.

“Achei muito bom nosso resultado conquistado na Argentina, pois nossos principais atletas embarcarão em breve para a Europa para disputar as etapas da Copa do Mundo de Canoagem. Isto serve de preparação da nova geração de canoístas brasileiros que serão muito importantes futuramente para a conquista da sonhada medalha olímpica”, ressaltou Tomasini.

Um dos destaques brasileiros que estiveram na Argentina foi Ana Paula Vergutz vencedora com certa folga das três provas do K1 Sênior Feminino. Outros destaques ficaram por conta dos canoístas brasileiros na Paracanoagem, Canoa Open Feminina e Caiaque Master Masculino, categorias amplamente dominadas pelos brasileiros.



Paracanoagem


Devido ao constante crescimento mundial da Paracanoagem e ao planejamento da Federação Internacional de Canoagem em homologar oficialmente a categoria nos Jogos Olímpicos Rio 2016 o Brasil é sério candidato em tornar-se um potência mundial da Paracanoagem.

O Campeonato Sul-americano foi o primeiro evento oficial da categoria na América do Sul, disputado nas provas no K1 e V1, no masculino e feminino, todas na distância de 200 metros e nas categorias LTA, TA e A. Contudo, vale destacar que este trabalho já vem sendo realizado há 11 anos no Brasil, precursor desta iniciativa que tomou conta do cenário internacional do esporte nos últimos dois anos.

Na Argentina o ex-BBB Fernando Fernandes, o canoísta José Agmarino Coelho, entre outros para-atletas brasileiros, dominaram as provas da categoria e sagraram-se campeões sul-americanos da modalidade com amplo domínio.

“Para o Brasil isto não é novidade, pois além promovermos provas de Paracanoagem desde 1999, também sempre estamos presentes nos cursos internacionais da modalidade como forma de aperfeiçoar nosso trabalho na categoria”, destacou Tomasini.

Toda a equipe brasileira que disputou o Sul-americano foi composta por 40 atletas que competiram contra canoístas de renome no cenário sul-americano de países com tradição na Canoagem Velocidade como Argentina e Chile.

O Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade 2010 foi disputado nas categorias Cadete (15 e 16 anos), Junior (17 e 18 anos), Sênior (Sub-23) e Máster (35 anos em diante), todas no Masculino e Feminino, além das disputas na Paracanoagem e da Canoa Feminina.


Mais informações e resultados em:

Canoagem também é exemplo de solidariedade‏

1ª Expedição Manaus/Belém de Canoagem atende comunidades ribeirinhas na região amazônica.


Estimativa é distribuir donativos para mais de 50 comunidades em 28 dias.

A 1ª Expedição Manaus/Santarém de Canoagem está dando um grande exemplo de solidariedade para todo o povo brasileiro.

Uma equipe de 15 pessoas saiu de Manaus na última terça-feira (20/04) e percorrerá até Belém mais de 2.500km pelo rio Amazonas entregando donativos para comunidades ribeirinhas muitas vezes esquecidas por encontrarem-se em regiões de difícil acesso.

Além do trabalho filantrópico, a iniciativa deste projeto também busca valorizar a canoagem como identidade cultural do povo amazônico que há centenas de anos se utiliza de canoas como meio de transporte em rios de todo o norte do país.

Depois da grande enchente que atingiu dezenas de comunidades ribeirinhas no rio Amazonas em 2009, deixando inúmeras famílias desabrigadas e muitas crianças sem nenhum material didático para estudar, o coordenador da expedição e presidente da Federação Paraense de Canoagem, Evaldo Malato, reuniu uma equipe para percorrer essas regiões ajudando essas pessoas com o intuito de despertar a solidariedade em cada um tiver conhecimento do projeto.

“A canoagem é um esporte com um potencial enorme em todo o Brasil, principalmente aqui no norte do país onde muitos usam canoas como meio de transporte. E nossa intenção é mostrar que nosso esporte também é exemplo de solidariedade, aventura e amor pela natureza”, destacou Malato.

A largada da aventura aconteceu nesta terça-feira no mundialmente conhecido encontro das águas dos rios Solimões e Negro, em Manaus, e nesta quinta-feira encontra-se nas proximidades do município de Itacoatiara.

Ao todo a 1ª Expedição Manaus/Santarém de Canoagem atenderá cerca de 60 comunidades ribeirinhas entre os municípios de Manaus, Itacoatiara, Parintins, Juruti, Óbidos, Santarém e Belém.

Foram arrecadados mais de 20 mil livros, dezenas de brinquedos e kits de higiene bucal, cestas básicas, material didático, entre outros itens.

Segundo a professora da Escola Municipal São José II da comunidade Nova Cesaréia, Leila Lourenço Barbosa, este tipo de ação é muito importante para as crianças da região.


“Para nós um pouco já é muito desde que perdemos quase tudo com a enchente.

Este tipo de trabalho que vocês fazem é abençoado”, disse emocionada com a visita dos canoístas.

Os objetivos da expedição são: Turístico: mostrar as belezas naturais dos estados do Pará e Amazônia, Ecológico: sensibilizar a população a respeito da importância da preservação ambiental da região, Social: distribuir donativos às comunidades ribeirinhas, Educacional: promover palestras, Cultural: valorizar e enaltecer os hábitos e costumes do povo brasileiro destas regiões, e Esportivo: divulgar e massificar a prática da canoagem em todo o Brasil.

Cobertura Amazon Sat e documentário

O coordenador de projetos da Rede Amazon Sat (canal integrante à TV Amazonas, filiada à Rede Globo), Amaral Augusto de Souza, e o cinegrafista Jéferson Sales Macedo estão acompanhando a expedição para documentar todo o trabalho que é realizado para a produção de reportagens e posteriormente um documentário sobre a iniciativa.

Segundo Amaral a questão social da expedição foi o fator que mais despertou sua atenção e veio de encontro com os objetivos de seu trabalho.

“Sou neto de seringueiros e sempre tive proximidade com os povos ribeirinhos, e quando soube da expedição não tive dúvidas em vir participar, pois meu objetivo como jornalista é prestar serviços às comunidades tão necessitadas”, contou.

O material sobre a expedição está sendo veiculada no canal Amazon Sat que abrange os municípios dos estados da Amazonas, Rondônia, Acre, Amapá, Roraima e para o Pará por meio da parceria com a TV Nazaré.

Além das reportagens jornalísticas constantes durante a expedição também será produzido um documentário sobre a viagem.

“Nosso objetivo também é estimular novas travessias como esta e minha mensagem para as pessoas que assistem é de amar a Amazônia e conhecerem essa região, pois tenho certeza que assim irão amá-la muito mais”, concluiu Amaral.


A 1ª Expedição Manaus/Belém de Canoagem conta com apoio da Confederação Brasileira de Canoagem, Governos do Estado do Pará e Amazonas, Amazon Sat (Canal 44), Prefeitura Municipal de Belém, Programa Ação Social, Nova Pontual, Escola Santa Emília, Solve Engenharia, Canto Advocacia, Enart, Transmare, Netfiber, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Marinha do Brasil.

Acompanhe a expedição pelo Canal Amazon no site: http://www.amazonsat.com.br/

Equipe 1ª Expedição Manaus/Santarém de Canoagem

Evaldo Malato – coordenador da expedição e presidente da Federação Paraense de Canoagem

José Brito Teixeira Filho – clínico geral e presidente da Associação Ecológica de Canoagem e Vela de Belém

Iran Schleder – coordenador de comunicação da Confederação Brasileira de Canoagem

Vanessa Padilha Wosniak – fotógrafa

Amaral Augusto de Souza – coordenador de projetos da Rede Amazon Sat

Jéferson Sales Macedo – cinegrafista da Amazon Sat

Wilson Farias – canoísta

Ivaldo Rostand – canoísta

Nivaldo Oliveira Cordeiro – canoísta

Rogério João Baggio – promotor aposentado

Maria Bernadete Baggio – professora aposentada

Humberto de Campos – aposentado pela Marinha

Francisco José Souza Santos – mestre de embarcação

Raimundo Edson Souza Santos – contramestre de embarcação

Max Junior Furtado Fernandes – auxiliar de embarcação

quinta-feira, 22 de abril de 2010

1º Surf Treino de Waveski e Kayaksurf


A chegada de um swell com previsão de mar muito mexido e chuvas intensas alterou a programação do Primeiro Surf Treino de Waveski e Kayaksurf , cuja realização passa do sábado para o domingo, 25 de abril, ficando mantidos o local (Praia do Centro em Bertioga) e o horário (a partir das 9 horas). De acordo com os organizadores, se confirmada a previsão, seria impossível a realização do evento, o que levou à tomada da decisão de mudança. Entretanto, isso não deverá afetar em nada o encontro que tem por objetivo o aprimoramento técnico e confraternização dos atletas e simpatizantes do esporte.

Um número significativo de praticantes já confirmou presença, bem como interessados em conhecer e experimentar a canoagem onda (caiaques e pranchas serão disponibilizados com supervisão) o que faz crer que o encontro será uma grande festa. Aliás, por falar em festa, a data também será marcada pelo aniversário de um dos organizadores do evento, Bruno Guazzelli Filho, que já garantiu o açaí pra galera. Os demais organizadores, Ricardo Camargo (Cado), Gilberto Filgueiras (Giba) e Roberto de Souza não esquecerão a "surpresa".

O Primeiro Surf Treino de Waveski e Kayaksurf consiste basicamente em uma disputa informal, com os atletas sendo divididos embaterias e entrando na água para surfar. Os demais atletas ficam na areia analisando e julgando os colegas, até que se chegue a um vencedor. Sem premiação, a principal característica do surf treino é dar possibilidade a atletas da modalidade discutirem a melhor forma de julgamento da canoagem onda, o que poderá servir de base em competições oficiais, sempre julgadas por juízes de surf que têm muito pouco contato com waveski e kayaksurf.

De forma democrática e aberta (com ou sem pororoca!) com direito a fotos e filmagens, todos estão convidados, independentemente do nível técnico. Inclusive o pessoal do Stand Up, que terá participação especial.

Basta comparecer a Bertioga neste domingo.

Agendem!


Roberto de Souza

Canoagem Slalom em Primavera do Leste

Cidade do interior do Mato Grosso recebe a 2ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom 2010 e principais canoístas da modalidade do país


A cidade de Primavera do Leste/MT é conhecida pelos canoístas brasileiros pelas fortes correntezas do Rio das Mortes com suas águas extremamente limpas e com ótimo volume para a prática da canoagem.

Além disso, também possui desnível em um trecho de aproximadamente 3.000 metros que faz do local um paraíso para a Canoagem Slalom, Canoagem Descida e Rafting.

É neste cenário que os melhores atletas da Canoagem Slalom do país participam da 2ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom 2010, que acontece de 23 a 25 de abril na cidade.

A Federação de Canoagem do Estado do Mato Grosso (FCaMT), através do seu presidente Darci Oberdan e toda a sua equipe, preparou para o evento uma pista bastante técnica com boas condições para receber uma etapa nacional como a Copa Brasil.

A estimativa é que os melhores 60 canoístas do país na modalidade participem deste evento em Primavera do Leste.

“Os atletas certamente deixarão Primavera do Leste satisfeitos com a estrutura da pista e admirados com a beleza do Rio das Mortes. A cada ano nossa estrutura fica melhor e certamente estamos no caminho certo para a realização de grandes eventos como este”, disse Oberdan.

Canoagem Slalom no Mato Grosso

Além de sediar eventos como a Copa Brasil de Canoagem Slalom, a FCaMT também procura incentivar os atletas de base para a revelação de novos talentos, a exemplo do que já aconteceu com a atleta Ana Sátila, jovem canoísta de Primavera do Leste que vem se destacando nos eventos nacionais da Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom e já uma promessa para o futuro da canoagem brasileira.

A última iniciativa da FCaMT foi a realização de um evento na cidade de Tabaporã, no norte do estado, que reuniu mais de três mil pessoas do local para conhecer mais de perto a canoagem.

A ideia partiu do prefeito Edison Rosso que sempre admirou a prática deste esporte.

Sendo uma ação inédita no “Nortão”, a Secretaria de Desporto solicitou junto à federação três caiaques para que os competidores do município pudessem receber instruções antecipadamente.

A Secretaria de Desporto, Turismo e Lazer da cidade pretende agora realizar novos eventos voltados ao turismo ecológico.

De acordo com o prefeito o objetivo da realização desse tipo de ação é alavancar o turismo do município, além de incentivar a juventude a praticar esportes e assim possibilitar a revelação de muitos outros talentos para a canoagem.

Desenvolvimento da Canoagem Slalom no Brasil

Em virtude da realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Brasil as modalidade olímpicas como Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom estão passando por um novo planejamento que busca a conquista da medalha olímpica.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, a conquista dos Jogos Olímpicos concedeu a todas as modalidades a oportunidade de crescimento e visibilidade.

“A CBCa tem absoluta certeza que o momento é de investimento maciço na base para transformar a realidade quantitativa da modalidade. Nossa meta é igualar à realidade numérica de atletas cadastrados na Federação Espanhola já no início de 2012, isso sem esquecermos dessa excepcional safra de juniores que estamos tendo no momento e dos melhores seniores que ainda vão lutar nos Jogos Pan-americanos em 2011 e Jogos Olímpicos 2012”.

Para mais informações consulte:

http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/pagina/eventos_id/294/paginas_id/253

Equipe Sub-23 do Brasil disputará título sul-americano na Argentina

Canoístas brasileiros que não competirão nas etapas da Copa do Mundo na Europa partem para a Argentina para as disputas do Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade


Mesmo sem as grandes estrelas da canoagem brasileira, que embarcarão para a Europa para as disputas das etapas da Copa do Mundo, a equipe Sub-23 composta pelas jovens revelações brasileiras da modalidade parte hoje para a Argentina em busca do título do Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade, que acontece de 22 a 25 de abril na cidade de La Plata, nas proximidades de Buenos Aires.


A equipe brasileira que segue para o Sul-americano é composta por 40 atletas que competirão contra canoístas de renome no cenário sul-americano de países com tradição na Canoagem Velocidade como Argentina e Chile.


Entre os destaques que integram a equipe brasileira estão canoístas como: Ana Paula Vergutz, atual campeã brasileira no K1 1000, 500 e 200 metros; José Agmarino Coelho, atual campeão brasileiro de Paracanoagem, e Marta Ferreira, única atleta oficial da Paracanoagem feminina no país; Luciana Costa, atual campeã brasileira no C2 500 e 200 metros feminino; Fabionei Rauber, atual campeão brasileiro no C1 1000m; além do ex-BBB Fernando Fernandes, que pela primeira vez participará de uma competição como paracanoísta da Confederação Brasileira de Canoagem.


Segundo o presidente da Federação Argentina de Canoagem, Javier Correa, este competição é uma das mais importantes do calendário da América do Sul. “Este ano é muito importante para nós, pois além de contarmos com a presença dos melhores canoístas da região aqui na Argentina, também comemoramos o bicentenário da república, data muito importante na história da Argentina”, disse.


Em 2009 os argentinos sagraram-se campeões sul-americanos competindo em Buenos Aires. Contudo, a vitória aconteceu apenas na última prova disputada contra o Brasil, que ficou em segundo lugar atrás dos anfitriões. No quadro geral ficou a Argentina em primeiro com 26 ouros, 13 pratas e 5 bronzes; com o Brasil em segundo com 24 ouros, 19 pratas e 6 bronzes; e Chile na terceira colocação com 6 ouros, 17 pratas e 15 bronzes.


Paracanoagem


Devido ao constante crescimento mundial da Paracanoagem nos últimos anos a organização do Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade confirmou a realização das categorias destinadas aos portadores de necessidades especiais no evento. Este será o primeiro evento oficial da categoria na América do Sul. Serão disputadas provas no K1 e V1, no masculino e feminino, todas na distância de 200 metros e nas categorias LTA, TA e A.


Entretanto, vale destacar que o Brasil já realiza eventos de Paracanoagem há mais de dez anos e é um dos precursores desta iniciativa que tomou conta do cenário internacional do esporte nos últimos dois anos.


“Para o Brasil isto não é novidade. Além promovermos provas de Paracanoagem desde 1999, já participamos de vários cursos internacionais da modalidade e do 1° Campeonato Mundial de Paracanoagem, que aconteceu ano passado em Dartmouth, no Canadá, oportunidade onde conquistamos a medalha de prata no K1 200m”, ressaltou o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner.


O Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade 2010 será disputado nas categorias Cadete (15 e 16 anos), Junior (17 e 18 anos), Sênior (Sub-23) e Máster (35 anos em diante), todas no Masculino e Feminino, além das disputas na Paracanoagem e da Canoa Feminina.


Mais informações em:


Jovem canoísta representará o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude

Evento acontecerá na Cingapura e reunirá jovens revelações de todo mundo em diversas modalidades

Com apenas 16 de idade e vários títulos brasileiros e sul-americanos conquistados na Canoagem Velocidade, o jovem canoísta baiano Isaquias Queiroz foi escolhido pelo técnico da seleção brasileira de canoa, Pedro Sena, para representar o Brasil e todo o continente americano nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, que reunirão jovens de 14 a 18 anos de 205 países do mundo, entre os dias 14 e 26 de agosto.

“Ele vem crescendo muito nos treinamentos e tecnicamente consegue assimilar os movimentos e se mostra como outra grande promessa da Canoa Olímpica Brasileira”, destacou Sena.

Nesse domingo Isaquias embarcou para Argentina onde competirá na categoria Cadete das provas de C1 1000, 500 e C2 500 metros, dos Jogos Sul-americanos de Canoagem Velocidade.

“Ele está no caminho certo e tenho certeza que poderá representar muito bem o nosso país no evento”, finalizou Sena.

Vale lembrar que o Brasil participará do evento na Cingapura devido ao resultado conquistado ano passado pelo atleta Erlon de Souza Silva no Campeonato Mundial Júnior de Canoagem Velocidade.

O jovem canoísta, hoje intregrante da equipe sênior conquistou no Mundial Junior o sétimo lugar na Final A da prova de C1 500m e colocou seu nome entre as revelações da competição que aconteceu em Moscou, na Rússia, e reuniu mais de 500 atletas de 52 países.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

1º Surf Treino de Waveski e Kayaksurf

Vai acontecer no domingo da semana que vem, dia 25 de abril, o Primeiro Surf Treino de Waveski, Kayaksurf e stand up e a galera da canoagem onda está prometendo realizar uma grande festa. Qualquer interessado, independentemente de condição técnica e de ser praticante ou não do esporte, poderá participar, bastando comparecer à Praia de Bertioga a partir das 9 horas.

Os organizadores do evento, Bruno Guazzelli Filho, Ricardo Camargo (Cado), Gilberto Filgueiras e Roberto de Souza colocarão pranchas e caiaques à disposição das pessoas interessadas em experimentar o waveski e/ou kayaksurf, como forma de incentivo a novos adeptos. Além disso, alguns brindes serão sorteados, embora o que conte de fato seja a oportunidade de reunir a galera, surfar e evoluir tecnicamente com os comentários e avaliação dos atletas.

No local do encontro será montada uma tenda, da Hidro 2, empresa que se destaca no cenário nacional da canoagem e apoia eventos dessa natureza, e as ondas serão clicadas pelo fotógrafo Ricardo Camargo e gravadas pelo filmaker Marcelo Bomfim pra ninguém esquecer. A quem puder confirmar presença, pelo e-mail charless45@yahoo.com.br , a organização agradece, embora não seja obrigatório.

Galera que ja confirmou presença:

- Cadô, waveski
- Bruno Guazzelli, kayaksurf, waveski e stand up
- Cristiane Marino, waveski feminino
- Gilberto Filgueira, waveski e kayaksurf
- Roberto de Souza, waveski
- Douglas Amorim, waveski
- James Bell, kayaksurf
- Jadir Pessotti, waveski
- Rogério Cruz, waveski
- Rover, waveski
- Franco, waveski
- Daniel, waveski
- Felipe Xus, waveski

- Lucas Soares Filgueira, waveski
- Ivo Hidro 2, kayaksurf
- Andy Smith, waveski
- Alemão (Santos), kayaksurf
- Glauco Valentin, stand up
- Gustavo Marini, stand up
Destaque pra molekada mirim:
- Felipe, kayaksurf
- Alemão, kayaksurf
- Orelha, waveski
- Matheus Guaraldo Filgueira, waveski

Disputas acirradas por uma vaga no Mundial de Canoagem Descida

A 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida, que aconteceu neste último fim de semana em Lavras/MG, teve a participação de 52 canoístas de cinco estados brasileiros.


As disputas pelas vagas para a composição da Seleção Brasileira de Canoagem Descida que disputará o Campeonato Mundial continuam acirradas. Os canoístas serão escolhidos após os resultados das três primeiras etapas do Campeonato Brasileiro da modalidade. Neste último fim de semana aconteceu a 2ª Etapa do Brasileiro no município de Lavras/MG e teve como grande destaque o canoísta Gustavo Miller Ferreira que marcou o melhor tempo do evento.

As acirradas disputas se devem em virtude da composição da seleção brasileira para este ano, do crescimento no número de atletas e com a inclusão de novas categorias no Campeonato Brasileiro. A segunda etapa em Lavras reuniu os melhores canoístas da modalidade que tem na terceira etapa, marcada para mês que vem em Santo Antonio de Pádua/RJ, a última chance de se classificar para o Campeonato Mundial de Canoagem Descida que acontecerá em junho, na Espanha.

Neste último fim de semana em Lavras quem se deu bem foi o canoísta Gustavo Miller Ferreira, dono do melhor tempo da etapa com 17:11.86, seguindo por Abel Henrique Viegas Neto (17:47,42) e Ronaldo Luiz Araujo Paranho (18:08,71). Participaram do evento em Lavras 52 atletas de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, e foram disputadas provas nas categorias 4,5 Sênior, 4,5 Máster, Turismo Sênior, Plástico Júnior, Plástico Sênior, Plástico Máster, Plástico Feminino e Duck Open.

Nas disputas pelas vagas para a participação no Mundial quem está na frente depois da realização das duas primeiras etapas é o canoísta Abel Henrique Viegas Neto com 95 pontos, atual campeão brasileiro da modalidade e um dos expoentes na modalidade. Em segundo no ranking está Ronaldo Luiz Araujo Paranho com 80 pontos, e em terceiro Thiago da Silva Mendonsa com 70 pontos.

Etapas do Brasileiro 2010

1ª Etapa – Macaé/RJ – 27 e 28 de fevereiro
2ª Etapa – Lavras/MG – 10 e 11 de abril
3ª Etapa – Santo Antonio de Pádua/RJ – 8 e 9 de maio
4ª Etapa – Itaocara/RJ – 29 e 30 de maio
5ª Etapa – Schroeder/SC – 16 e 17 de outobro

Baixe aqui:
Resultados Gerais
Ranking Parcial 2010

Mais informações sobre a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida – Lavras/MG no link:
http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/pagina/eventos_id/280/paginas_id/249

Organização:
Confederação Brasileira de Canoagem
Apoio: Prefeitura Municipal de Lavras / Secretaria de Estado de Esportes
Local: Rio Capivari - Lavras - MG
Data: 10 e 11 de Abril de 2010.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Expedição de canoagem percorrerá rio Amazonas levando educação e cidadania às comunidades ribeirinhas‏

Serão mais de 25 dias de viagem entre Manaus/AM e Santarém/PA entregando donativos em povoados localizados nos locais mais ermos da Selva Amazônica. A largada da aventura acontece nesta segunda-feira (19) no conhecido encontro das águas dos rios Negro e Solimões.

A canoagem é um dos esportes com mais contato direto com a natureza, fato que proporciona aos praticantes uma sensação de liberdade e bem estar durante o exercício físico.

Agora, imagine isto tudo numa expedição de caiaque que percorrerá mais de 2.500 quilômetros no famoso rio Amazonas e que ainda levará donativos e educação a várias comunidades ribeirinhas localizadas nos lugares mais ermos da Selva Amazônica.

Trata-se da 1ª Expedição Manaus/Santarém/Belém que busca se firmar como uma das maiores iniciativas de ajuda social da região Norte do país.

A largada da aventura acontecerá às 9hs da próxima segunda-feira (19/09) no mundialmente conhecido encontro das águas dos rios Solimões e Negro, em Manaus/AM.

Ao todo serão mais de 2.500 km de caiaque pelo maior rio do mundo, passando por comunidades ribeirinhas, vilarejos, desafios, obstáculos e muitas belezas naturais.


Os objetivos da expedição são mostrar as belezas naturais dos estados do Pará e Amazônia por meio de materiais coletados por um jornalista e uma publicitária que participarão da aventura; sensibilizar a população a respeito da importância da preservação ambiental da região; distribuir às comunidades ribeirinhas, localizadas em regiões de dificílimo acesso, donativos (livros, roupas e brinquedos) e promover palestras educacionais; valorizar e enaltecer os hábitos e costumes do povo brasileiro destas regiões; além, é claro, divulgar e massificar a prática da canoagem em todo o Brasil.

Esta será a primeira vez que a expedição percorrerá o trecho entre Manaus e Belém. As duas últimas edições foram realizadas de Santarém à Belém, mas devido ao grande sucesso que a aventura teve nos últimos anos, agora em 2010, a expedição foi incrementada para atender mais pessoas e regiões.


Este ano foram firmadas parcerias com escolas da região que estão arrecadando os donativos a ser entregues na viagem.

Também já existe uma parceria com o programa Ação da Cidadania que doará cerca de 30 mil livros a serem distribuídos nas comunidades ribeirinhas.

Segundo Evaldo Malato, presidente da Federação Paraense de Canoagem e organizador e idealizador da expedição, a evolução gradual e significativa da expedição se deve ao crescimento do apoio que o evento está recebendo nos últimos dois anos.

“Nossa intenção é despertar, não apenas no Brasil, mas sim em todo o mundo, a conscientização das responsabilidades sociais e ambientais que as pessoas precisam ter. Estamos fazendo nossa parte com o intuito de disseminar essa idéia e fazer desta viagem um exemplo para muitas outras”, disse Malato que aposta que o crescimento do apoio do projeto também se deve a maior credibilidade que a expedição teve com a realização das últimas duas edições.

“As pessoas não nos olham mais como malucos aventureiros (risos). Agora, somos vistos como exemplos de cidadania e a cada dia que passa conseguimos mais parcerias para este projeto que tanto nos orgulha”, comentou.


A expedição, organizada pela Associação Ecológica de Canoagem e Vela de Belém (AECAVBEL) e coordenada pelas Federações de Canoagem do Pará e Amazonas, será composta por guias de viagem, um jornalista, uma publicitária, policiais, atletas, entre outros.

A 1ª Expedição Manaus/Santarém/Belém, uma fantástica aventura da remo, conta com apoio do Governo do Estado do Pará, Prefeitura Municipal de Belém, Programa Ação Social, Nova Pontual, Escola Santa Emília, Solve Engenharia, Canto Advocacia, Enart, Transmare, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Saiba sobre as expedições anteriores nos links:

Canoagem Tradicional torna-se objeto de estudo científico no Pará
A Canoagem Tradicional, modalidade recém introduzida no quadro da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), antes mesmo de ser reconhecida como esporte pela entidade sempre foi uma atividade de forte cunho cultural e econômico em diversas comunidades ribeirinhas existentes no Brasil.
SAIBA MAIS EM:
http://www.cbca.org.br/newcbca/imprensa/noticia/paginas_id/166/noticias_id/1568


Canoagem Tradicional também é destaque no site da CBCa
Além das modalidades esportivas como a Canoagem Velocidade, Canoagem Slalom, Rafting, entre outras, o site da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) tem a partir desta semana um espaço destinado para divulgar as notícias sobre a Canoagem Tradicional, importante fator cultural num país com tantos recursos hídricos como o Brasil.
SAIBA MAIS EM:
http://www.cbca.org.br/newcbca/imprensa/noticia/paginas_id/166/noticias_id/1564


Exemplo e vida para o esporte brasileiro
“Um grande exemplo de vida para todo o Brasil aplaudir”. A frase do presidente da Federação Paraense de Canoagem, Evaldo Malato, sobre o canoísta carioca de 72 anos, Humberto Campos, é motivo de incentivo para muitas pessoas praticarem esporte, independentemente da idade que possuem.
SAIBA MAIS EM:
http://www.cbca.org.br/newcbca/imprensa/noticia/paginas_id/166/noticias_id/1424


Trabalho sobre a construção de canoas em Belém do Pará
SAIBA MAIS EM:
http://www.cbca.org.br/newcbca/imprensa/noticia/paginas_id/166/noticias_id/1419


Uma aventura em amor à canoagem
A 2ª Expedição de Canoagem Santarém-Belém terminou no dia 26 de abril, na capital do Pará, com muito mais sucesso que a edição anterior. Este ano a expedição composta por sete canoístas, além de percorrer mil quilômetros pelas belezas do rio Amazonas e seus afluentes, também levou cultura e educação pelos pequenos municípios e comunidades ribeirinhas de difícil acesso e localizadas na maior bacia hidrográfica do mundo.
SAIBA MAIS EM:
http://www.cbca.org.br/newcbca/imprensa/noticia/paginas_id/166/noticias_id/1383


Canoagem, cultura e aventura
A equipe de composta pelos canoístas Evaldo Malato, José Agmarino (atleta para-olímpico), Humberto Campos Ivaldo Rostand, Jaime Godinho, Patrick Lauro e Wilson Faria partiram, neste domingo, do Terminal Fluvial de Santarém rumo à Belém, para percorrer mais de 1.200 quilômetros nos encantos da Floresta Amazônica levando muita cultura, esporte e conscientização ambiental para as populações ribeirinhas de difícil acesso da região.
SAIBA MAIS EM:
http://www.cbca.org.br/newcbca/imprensa/noticia/paginas_id/166/noticias_id/1373


Remando nos encantos da floresta Amazônica
A floresta Amazônica é uma das três grandes florestas tropicais do mundo e a maior parte de seus sete milhões de km² é composta por um dos maiores ecossistemas do planeta, carasterística de um local repleto de encantos e perigos. É neste panorama que uma equipe de canoístas brasileiros parte em rumo da 2º Expedição de Canoagem Belém-Santarém, uma aventura à remo por 1.200 km no leito do Rio Amazonas, marcada para começar no dia 12 de abril em Santarém.
SAIBA MAIS EM:
http://www.cbca.org.br/newcbca/imprensa/noticia/paginas_id/166/noticias_id/1348


Primeira Expedição Santarém / Belém
SAIBA MAIS EM:
http://www.cbca.org.br/newcbca/imprensa/noticia/paginas_id/166/noticias_id/1162

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Campeonato Gaúcho de Rafting 2010


Nos próximos dias 15 e 16 de maio acontece no Rio das Antas, no município de Nova Roma do Sul, o Campeonato Gaúcho de Rafting. Equipes de várias cidades disputarão quatro provas de tirar o fôlego: Tiro de Velocidade, Sprint Paralelo, Slalom e Descenso são as Provas.
O evento tem início no sábado às 08h30 e as provas acontecem no trecho de rio abaixo da Hidroelétrica Castro Alves.
O espaço é amplo e com boa visualização para o público.
Já no domingo a prova de Descenso é para testar a resistência, pois as equipes devem percorerr 8 km de Rafting.
A somatória de pontos de todas as provas indicará os campeões.
Todas as equipes vão receber premiação no domingo quando recebem um almoço de encerramento.
A organização do evento fica a cargo da Prefeitura Municipal de Nova Roma do Sul/RS, Ceran, Atuaserra, Confederação Brasileira de Canoagem e Eco Parque Cia Aventura.
Inscrições e Informações pelo fone (54) 9972 3680.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

K2 Masculino e K4 Feminino foram destaques na Colômbia

Aproveitamento de 100% das embarcações, em todas as distâncias, nos Jogos Sul-americanos, foi destaque da categoria caiaque do Brasil ao garantir seis medalhas de ouro.



Em todas as provas que o Brasil entrou na água para competir nas categorias K2 Masculino e K4 Feminino da Canoagem Velocidade saiu com a medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos que aconteceram recentemente na Colômbia. Nestas provas os canoístas brasileiros tiveram um aproveitamento de 100%, conquistaram seis medalhas de ouro para o país e foram fundamentais para o Brasil conquistar o título de campeão geral da canoagem na competição.

Contudo, quem vê apenas os resultados não conhece todo o trabalho que foi feito para se chegar a esta conquista. Tudo começou em janeiro com a concentração da seleção brasileira em Caxias do Sul/RS, passou por diversas dificuldades de aclimatação, já que as disputas da canoagem nos Jogos Sul-americanos foram realizadas numa altitude acima dos 2.500 metros, e culminou com a vitória brasileira na Colômbia.

Segundo Álvaro Koslowski, técnico da seleção brasileira de caiaque, o diferencial do Brasil foi o espírito de equipe de toda a delegação. “Foi uma competição que contou com o que há de melhor da canoagem sul-americana. Conseguimos um ótimo resultado e demonstramos para toda a América do Sul o desenvolvimento de nossa modalidade”, destacou.

Contudo, Koslowski ressalta que a temporada de provas internacionais agendadas pela Confederação Brasileira de Canoagem ainda está começando e testes muito mais difíceis estão por vir.

“Agora nos concentraremos para as disputas das etapas da Copa do Mundo, do Pan-americano e do Campeonato Mundial, eventos de maior nível técnico e fundamentais para a evolução dos nossos atletas”, explicou o técnico da seleção brasileira de caiaque.


K2 Masculino e K4 Feminino 100%A chuva de medalhas de ouro das provas de caiaque da canoagem muito se deve a essas duas categorias. Primeiro com o K4 1000 e 500 metros Feminino composto por Naiane Pereira, Juliana Domingos, Bruna Gama e Ariela Pinto, e depois no K4 200m Feminino com Daniela Alvarez no lugar de Bruna Gama.

Juntas, essas mulheres dominaram o K4 sul-americano ao garantir todas as medalhas de ouro da categoria. O grande destaque entre as canoístas brasileiras ficou por conta de Naiane Pereira que diretamente foi responsável pela conquista de quatro ouros, uma prata e três bronzes para o Brasil na competição.

No K2 Masculino a composição da embarcação foi diferente para cada distância. Nos 1000 metros o ouro veio com a dupla Michel Ferreira e Gilvan Ribeiro, nos 500m com Givago Ribeiro e Edson Silva, e nos 200m com Roberto Maehler e Ricardo Barreto, tudo isso demonstrando que cada dupla brasileira tem uma especialidade para as provas do caiaque masculino e que o destaque fica por conta do trabalho em conjunto de toda a equipe.

Outro destaque do caiaque masculino também foi o aproveitamento de 100% nas provas de 200 metros do caiaque. No K1 o atleta Edson Silva, considerado um dos quatro melhores canoístas do mundo nesta prova, garantiu seu favoritismo e ficou com o ouro. Mesmo resultado do K4 200m composto por Edson Silva, Roberto Maehler, Celso Oliveira e Givago Ribeiro.

Calendário internacionalDurante todo este mês de abril a seleção brasileira de caiaque ficará concentrada no Centro Nacional de Treinamento de Canoagem Velocidade, em Caxias do Sul/RS, e em maio parte para a Europa para as disputas das etapas da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade que serão realizadas na França, Alemanha e Hungria. Depois disso a equipe retorna ao Brasil e segue novamente para a Europa em agosto para competir no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade na Polônia.

De acordo com o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner, esses resultados são frutos do planejamento que está sendo feito com a modalidade visando a medalha olímpica nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

“Nossa meta é a medalha olímpica e estamos certos que este sonho é possível para 2016, e quem sabe até para 2012, em Londres. Estamos no caminho certo, obtendo vitórias inéditas e escrevendo a nova história da canoagem brasileira”, reforçou Tomasini.

No quadro geral de medalhas da Canoagem Velocidade o Brasil dominou todos os dias de competição e fechou os Jogos Sul-americanos em primeiro lugar da modalidade com um total de 23 medalhas, sendo 16 ouros, quatro de prata e três de bronze. Em segundo lugar ficou a Argentina com seis ouros, seis pratas e dois bronzes; e em terceiro a Colômbia com um ouro, cinco pratas e cinco bronzes.

Canoas douradas na Colômbia

Canoístas brasileiros da categoria canoa venceram todas as provas que disputaram nos Jogos Sul-americanos remando contra os melhores atletas da região.


Os Jogos Sul-americanos que aconteceram recentemente na Colômbia reuniram os melhores atletas da região em diversas modalidades. Na canoagem não foi diferente, mas o domínio brasileiro na modalidade demonstrou que o futuro da canoagem do Brasil é muito promissor. Nas provas da categoria canoa, por exemplo, o Brasil ficou com a medalha de ouro em todas as provas que disputou e desponta como uma das forças mundiais da categoria com os reconhecidos internacionalmente canoístas Nivalter Santos e Wladimir Moreno, e com as jovens revelações recém integradas ao time principal Ronilson Oliveira e Erlon Silva.

As conquistas brasileiras da categoria canoa começaram com os ouros conquistados nas provas individuais de 1000, 500 e 200 metros. No C1 1000 Masculino Wladimir Moreno garantiu o primeiro lugar, e no C1 500m e C1 200m Masculinos o canoísta Nivalter Santos, considerado uma das promessas de medalhas para o Brasil nos próximos Jogos Olímpicos, venceu seus adversários sem muitas dificuldades.

Já nas provas do C2 1000, 500 e 200 metros a jovem dupla formada por Ronilson Oliveira (19 anos) e Erlon Silva (18 anos) mostrou que a aposta do técnico da seleção brasileira de canoa, Pedro Sena, já está dando resultado ao conquistarem o primeiro lugar nas três provas que disputaram na Colômbia.

“Os atletas estão muito bem tecnicamente e isso me deixa muito feliz. Apesar da canoa ter uma técnica complexa e exigir treinos diários para corrigir os erros, nossos canoístas assimilaram muito rapidamente minhas instruções e seus resultados renderam muito elogios de outros treinadores”, contou Sena.

A equipe de canoa da seleção brasileira de canoagem está mesclando atletas mais experientes; a exemplo de Nivalter Santos (22 anos) e Wladimir Moreno (27 anos), ambos com experiência em competições internacionais de alto nível como etapas da Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais; com as novas revelações da categoria com os jovens Erlon Silva e Ronilson Oliveira, que remaram juntos na Colômbia sua primeira experiência em competições internacionais.

“Acho que tivemos um ótimo resultado com 100% de aproveitamento, melhor seria impossível. Mas também quero destacar o crescimento técnico do Wladimir na distância olímpica de 1000 metros e a ajuda do Nivalter, com toda sua experiência internacional apesar de ser jovem também, no treinamento dos outros atletas”, destacou Sena.

Agora, durante todo o mês de abril, os quatro atletas da categoria ficarão concentrados em Santos/SP com os demais canoístas da canoa preparando-se para as etapas da Copa do Mundo que acontecem a partir de maio na França, Hungria e Alemanha, além da disputa do Campeonato Mundial em agosto na Polônia, oportunidades onde medirão forças com os canoístas europeus, essenciais para o crescimento técnico da equipe brasileira.

De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, o planejamento para os próximos meses é a participação em eventos internacionais de alto nível e o aprimoramento técnico dos atletas visando, sempre, a conquista de uma medalha olímpica nos Jogos Olímpicos Rio 2016, e quem sabe até mesmo em 2012, em Londres.

“Os jovens atletas estão trilhando o mesmo caminho dos mais experientes. O Nivalter, por exemplo, também começou muito jovem e só adquiriu experiência suficiente para participar dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, depois de participar de muitas provas internacionais de grande porte como estas agendadas para os próximos meses”, concluiu Tomasini.

No quadro geral de medalhas da Canoagem Velocidade o Brasil dominou todos os dias de competição e fechou os Jogos Sul-americanos em primeiro lugar da modalidade com um total de 23 medalhas, sendo 16 ouros, quatro de prata e três de bronze. Em segundo lugar ficou a Argentina com seis ouros, seis pratas e dois bronzes; e em terceiro a Colômbia com um ouro, cinco pratas e cinco bronzes.

2ª Etapa do Brasileiro de Canoagem Descida em Minas Gerais‏

Evento, válido como Seletiva para o Campeonato Mundial, também celebra a retomada das competições de canoagem no estado.

Acontece neste fim de semana no município de Lavras, em Minas Gerais, a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida. O evento é válido como Seletiva para o Campeonato Mundial que acontece em junho, na Espanha, e também comemora a retomada das competições oficiais de canoagem em Minas Gerais.

Este ano está sendo um período especial para a Canoagem Descida, tradicional e pioneira modalidade na Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Começou com a ampliação das etapas do Campeonato Brasileiro da modalidade e com a inclusão de novas categorias em disputa. O resultado foi um crescimento no número de inscrições e no interesse das pessoas pelo esporte.

Segundo o supervisor do Comitê de Canoagem Descida da CBCa, Miguel Mulin, a inclusão das categorias Duck, Rotomoldado e Turismo despertaram o interesse em novos atletas, fato que está sendo fundamental para o crescimento da modalidade.

“Na primeira etapa realizada em Macaé, no Rio de Janeiro, tivemos 62 atletas inscritos. Esperamos continuar com esta boa média e elevar o nível técnico da competição com disputas mais acirradas”, ressaltou Mullin.

Os vencedores da etapa serão avaliados pelo Comitê de Canoagem Descida da CBCa para a definição dos integrantes da seleção brasileiro que representará o Brasil no Mundial, marcado para ocorrer de 7 a 13 de junho, em Sort, na Espanha. As três primeiras etapas das cinco em disputa no Campeonato Brasileiro serão válidas para selecionar os canoístas brasileiros que irão competir na Europa.

Quem saiu na frente em busca deste objetivo foi o atual campeão brasileiro Abel Viegas Neto que confirmou seu favoritismo e venceu a primeira etapa em Macaé. Ele terminou a prova e marcou o melhor tempo da competição com a marca de 6m54s38. Com este resultado ele lidera o quadro de classificação para o Mundial com 50 pontos. Hoje, os outros classificados são Thiago Mendonça (7m19s79 e 45 pontos) e Ronaldo Araújo (7m32s16 e 40 pontos).

“A escolha dos atletas para o Mundial será feita baseada na somatória de pontos das três primeiras etapas da competição e certamente irá premiar os melhores canoístas do circuito”, explicou Mullin.

Etapas do Brasileiro 2010

1ª Etapa – Macaé/RJ – 27 e 28 de fevereiro
2ª Etapa – Lavras/MG – 10 e 11 de abril
3ª Etapa – Santo Antonio de Pádua/RJ – 8 e 9 de maio
4ª Etapa – Itaocara/RJ – 29 e 30 de maio
5ª Etapa – Schroeder/SC – 16 e 17 de outobro


Mais informações sobre a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida – Lavras/MG no link:

http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/pagina/eventos_id/280/paginas_id/249

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Donativos são arrecadados para expedição no Rio Amazonas

A arrecadação de donativos para 1ª Expedição de Canoagem Manaus/Santarém/Belém segue recebendo roupas, brinquedos e material didático. Abertura oficial da campanha acontece nesta sexta-feira na capital paraense.

A 1ª Expedição de Canoagem Manaus/Santarém/Belém, que irá percorrer milhares de quilômetros pelo rio Amazonas e distribuir cultura e esporte pelas diversas comunidades ribeirinhas de difícil acesso da região, terá a abertura oficial da Campanha Solidariedade e Responsabilidade Ambiental nesta sexta-feira (09/04), na Escola Santa Emília, em Belém/PA.

O encontro celebra a entrega e oficialização da campanha que está arrecadando donativos (roupas, brinquedos, materiais didáticos, livros e alimentos) para serem distribuídos nas comunidades ribeirinhas no trecho fluvial entre Manaus, no Amazonas, e Belém, no Pará. Já os cerca de 20 mil livros que serão entregues na expedição foram doados pelo programa Ação da Cidadania.

“Estamos muito orgulhosos de conseguir tanto apoio, o que demonstra que o povo brasileiro é muito mais solidário que se imagina. Nossa intenção nesta expedição é exatamente esta. Despertar nas pessoas a solidariedade. Basta querer. E mostraremos isto percorrendo milhares de quilômetros pela selva amazônica distribuindo cultura e esporte para povos que possuem poucos recursos em regiões de difícil acesso”, comemorou Evaldo Malato, diretor técnico da expedição.

A largada da 1ª Expedição de Canoagem Manaus/Santarém/Belém acontecerá às 9hs do dia 19 de abril no mundialmente conhecido encontro das águas dos rios Solimões e Negro, em Manaus/AM. Ao todo serão mais de 2.500 km pela selva amazônica passando por comunidades ribeirinhas, vilarejos, desafios, obstáculos e muitas belezas naturais.

Mais informações:

Evaldo Malato – Diretor técnico da Expedição
(91) 3225.4884 ou (91) 8199.8141

terça-feira, 6 de abril de 2010

SANTAS OLAS FESTIVAL 2010 - ARGENTINA‏

O evento aconteceu este fim de semana na praia da Waikiki em Mar del Plata, Argentina, mais uma edição do Santas Olas Festival.



O kayaksurf.net apoiou oficialmente o evento e aqui está o report final, com todos os resultados e fotos de Hugo Grassi.

Resultados:


Final sot simples:
Tripano Martin
Blasco
Alabart Blas
Capa Miguel

Final sot dobles:
Ferrari- Farriols
Delgado - Martinez
Rubiño - Flota
Roldan - Roldan

Final play boat:
Micieli Daniel
Ali Horacio
Martinez Ezequiel
Carrignan Manuel

Fotos: Hugo Grassi