sexta-feira, 19 de março de 2010

São Bernardo recebe 1º Desafio Represa Billings de Caminhada e Canoagem

O campeão mundial húngaro Ákos Angyal será um dos coordenadores da competição, que terá 16 canoas participantes.


A Prefeitura de São Bernardo do Campo realiza neste domingo (21/3), a partir das 9h, o primeiro Desafio Represa Billings de Caminhada e Canoagem, no Parque Estoril. A atividade faz parte da comemoração do Dia da Água e do aniversário de 85 anos da represa, além de promover o ecoturismo de aventura. O evento é organizado pelas secretarias de Esportes e Lazer e Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo.

A competição de canoagem será coordenada pelo maior nome da história de canoagem brasileira, Sebastian Cuattrin e o campeão mundial húngaro Ákos Angyal. A atividade será realizada com 16 canoas V6, que têm como característica estabilidade e segurança proporcionadas pelo casco duplo. A partir das 13h acontece a segunda etapa do Desafio, e a população presente no Parque poderá se inscrever para participar dos passeios nas embarcações.

Segundo o coordenador técnico Ákos Angyal, essas embarcações serão organizadas como catamarãs. “Unindo os dois barcos, vamos proporcionar ainda mais segurança. Vamos trabalhar com cerca de 15 atletas profissionais nas embarcações para orientar os participantes. Contaremos com o apoio de salva-vidas, Corpo de Bombeiros e da Guarda Ambiental da Guarda Civil Municipal, que estará acompanhando o evento na água para garantir a segurança”.

Para Ákos, a atividade é importante para divulgar os esportes aquáticos na cidade, que proporcionam lazer e bem estar. “Espero que essa iniciativa dê frutos e que possamos implantar esse tipo de modalidade de atividade aquática na região de modo que os moradores possam conhecer e respeitar mais o meio ambiente”, afirmou.
Cerca de 200 jovens de 12 a 17 anos do projeto Esporte e Lazer da Cidade e da Fundação Criança participarão do primeiro Desafio Represa Billings. Os participantes poderão fazer uma caminhada de 45 minutos dentro dos bosques do parque, e os jovens vão entrar em contato com a fauna e flora da região de Mata Atlântica, além de visitar o Zoológico e conhecer animais brasileiros ameaçados de extinção como a jaguatirica, o cachorro vinagre entre outros.

A gerente do Parque Estoril, Cleyde Chieregatto, explica que a caminhada será monitorada por profissionais que poderão esclarecer e apresentar curiosidades do parque. “É um percurso dentro do ecossistema regional, aliado à prática esportiva. Os jovens poderão ver diversos tipos de animais, como insetos, aves, mamíferos, répteis e vegetação nativa que talvez nunca tiveram oportunidade de conhecer em seu dia a dia”, explica.
O secretário de Esportes e Lazer, José Luiz Ferrarezi, esclarece que a atividade vem ao encontro dos projetos de revitalização do Riacho Grande, inclusive com a intenção da Prefeitura de criar um centro de esportes aquáticos.

Para Ronaldo de Paula, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo, o primeiro Desafio Represa Billings de Caminhada e Canoagem evidencia os esforços do governo em projetos de valorização da cidade. “Esse é um evento multifacetado, que inclui o esporte, turismo e lazer trazendo visibilidade à cidade. Além disso, está dentro do conceito de revitalização do Riacho Grande, que visa dar apoio a práticas de esportes aquáticos para São Bernardo”, concluiu.