quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

“A canoagem brasileira está em boas mãos”

Em visita a CBCa, ex-treinador da seleção brasileira, Zdzislaw Szubski elogia trabalho de Sebastian Cuattrin e Álvaro Koslowski na Canoagem Velocidade.

O polonês Zdzizlaw Szubski, treinador da seleção brasileira por dez anos (94 a 04), esteve nesta segunda-feira na sede da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), em Curitiba. Ele aproveitou a visita para relembrar o período em que esteve no Brasil, analisou a situação da canoagem brasileira atualmente e comentou sobre o trabalho de Sebastian Cuattrin e Alvaro Koslowski, seus ex-atletas e hoje supervisor e treinador, respectivamente.

“A canoagem brasileira está em boas mãos. O Sebastian é uma pessoa que tem visão, possui um conhecimento técnico mundial do esporte e conhece bem a realidade dos atletas. Tenho certeza que ele fará um ótimo trabalho”, disse Szubski referindo-se a Sebastian Cuattrin que foi a três olimpíadas sob o treinamento do polonês e que recentemente assumiu o cargo de Supervisor do Comitê de Canoagem Velocidade da CBCa.

Cuattrin relembrou a época em que era treinado por Szubski e comentou que aprendeu o que sabe hoje na canoagem com o polonês. “A canoagem cresceu muito ele. Com as técnicas, sistema de organização, disciplina, enfim, sem ele dificilmente teríamos bons resultados internacionais”, comentou.

Sobre Álvaro Koslowski, atualmente treinador da seleção brasileira de caiaque, Szubski acredita que o método de treinamento realizado pelo brasileiro é fundamental para a evolução da canoagem brasileira. “Ele tem o método europeu de treinamento e conhece isso com muita propriedade. Além disso, do conhecimento técnico, Alvaro também é um grande ser humano que sabe muitas vezes ser técnico, amigo e até pai dos atletas”, completou.

Para Alvaro Koslowski o trabalho de Szubski colocou a canoagem brasileira no cenário internacional. “Além de ter nos ensinado um treinamento de alto nível ele nos mostrou que o interesse e a boa vontade são fundamentais dentro do esporte, assim como na vida”, disse Koslowski.

Após encerrar seu trabalho com a seleção brasileira de canoagem e classificar atletas brasileiros para as olimpíadas de Atlanta e Sydney, Zdzislaw Szubski trabalhou como treinador da seleção grega de canoagem. Atualmente ele é membro do Comitê de Desenvolvimento da Canoagem na África na Federação Internacional de Canoagem.

Fonte: imprensa@cbca.org.br

Canoagem Tradicional também é destaque no site da CBCa

“Num país com o Brasil com tantos rios e milhares de quilômetros de costa litorânea as canoas e caiaques são um dos principais meios de transporte para muitos brasileiros”

Além das modalidades esportivas como a Canoagem Velocidade, Canoagem Slalom, Rafting, entre outras, o site da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) tem a partir desta semana um espaço destinado para divulgar as notícias sobre a Canoagem Tradicional, importante fator cultural num país com tantos recursos hídricos como o Brasil.

Segundo Evaldo Malato, presidente da Federação Paraense de Canoagem e um dos principais entusiastas da Canoagem Tradicional no país, este trabalho de divulgação da modalidade é a prova da valorização da cultura brasileira e da importância que a canoagem tem no país.

“Num país com o Brasil com tantos rios e milhares de quilômetros de costa litorânea as canoas e caiaques são um dos principais meios de transporte para muitos brasileiros”, ressaltou.

Malato é um combatente pela valorização e comprovação científica da Canoagem Tradicional como esporte de identidade cultural. Para tanto, além da tese de mestrado que está finalizando sobre o assunto, Malato organiza para este ano a 3ª Expedição de Canoagem pelos rios amazônicos com sua equipe de canoístas, que este ano terá pela frente o percurso entre Belém/PA e Manaus/AM.

A expedição tem como mote principal despertar a conscientização da preservação ambiental da Floresta Amazônica para todo o mundo. “Devemos proteger nossas matas e por meio da educação e do esporte nós podemos atingir este objetivo”, disse Malato que para percorrerá mais uma vez mais de mil quilômetros levando muita cultura (livros e materiais didáticos), esporte (canoagem) e conscientização ambiental (palestras nas comunidades) para as populações ribeirinhas de difícil acesso da região.

Clique no link a seguir para baixar o artigo de autoria de Evaldo Malato sobre a construção de canoas ribeirinhas.http://www.cbca.org.br/arquivos/ckfinder/files/Artigo%20sobre%20construção%20de%20canoas%20por%20Evaldo%20Malato.pdf

Saiba mais:
http://www.youtube.com/watch?v=v9HBpnBMpoQ
http://www.youtube.com/watch?v=niy5_4auCKk
http://www.youtube.com/watch?v=aqrj3J-vp4c

Fonte: imprensa@cbca.org.br