sexta-feira, 30 de abril de 2010

Copa Sul de Canoagem - II Etapa‏

USINA DO GASÔMETRO RECEBE OS ATLETAS DA CANOAGEM VELOCIDADE

II Etapa da Copa Sul de Canoagem ocorreu em Porto Alegre

A segunda etapa da Copa Sul de Canoagem ocorreu no dia 25 de abril, domingo, em Porto Alegre. O evento, que pode ser considerado como Campeonato Gaúcho da Modalidade, teve como palco da segunda edição o Lago do Guaíba junto a um dos mais tradicionais pontos turístico e espaço cultural de Porto Alegre – a Usina do Gasômetro.

Foram 120 inscrições entre as categorias feminino e masculino, atletas em sua maioria vindos de projetos sociais das cidades de Guaíba, São Leopoldo, Gravataí, Cachoeira do Sul e Caxias do Sul. O evento ainda contou com a presença do atleta medalhista Olímpico de Ouro Edson Silva, o Edinho da Canoagem. O ídolo da Canoagem, para a maioria dos atletas que estavam presentes, distribui autógrafos, deu dicas, conselhos e participou da entrega de premiação.
O tempo estava parcialmente nublado mas o lago, sem vento, apresentou boas condições de navegação, o que proporcionou um belo espetáculo e muita disputa entre os atletas. “Estamos muito felizes com a realização da Copa Sul, pois ela está conseguindo resgatar o que seria o Campeonato Gaúcho da modalidade”, afirma Caio Daniel Schimidt, um dos organizadores.
A terceira e próxima etapa ocorrerá na Cidade de São Leopoldo, no dia 30 de maio.
A II Etapa da Copa Sul foi uma realização da Associação Guahyba de Canoagem em parceria com a Podium Esportes, e teve o apoio da Fundação CONESUL, Usina do Gasômetro e FUNDERGS – Fundação de Esporte e Lazer de Porto Alegre.

Confira todos os resultados e fotos em
http://www.canoagemguaiba.com.br/

Texto: Mário Silveira
Fotos: Iuri Ziulkoski Becker

Caiaques que levam alegria

Em cinco dias de viagem a 1ª Expedição Manaus/Belém de Canoagem já distribuiu donativos para mais de 500 crianças na selva amazônica.


Os canoístas expedicionários que estão percorrendo a selva amazônica levando donativos para comunidades ribeirinhas de difícil acesso na região amazônica estão despertando muitos sorrisos por onde passam. A equipe da 1ª Expedição Manaus/Belém de Canoagem chegou neste domingo à cidade de Parintins e já entregou donativos para mais de 500 crianças desde a última terça-feira.

Na comunidade ribeirinha de Augusto Montenegro, a professora Audenira Soares Ferreira elogiou o trabalho realizado pelos canoístas. “Aqui quase não temos apoio e falta quase tudo. O que temos é o que plantamos. Se tivéssemos mais pessoas no país como vocês com certeza tudo seria muito diferente”, disse emocionada ao ver as crianças receberem livros e brinquedos trazidos pela expedição.

De acordo com Maria Margarete Baggio, curitibana voluntária na expedição, o que mais vale é ver o sorriso no rosto das crianças. “Viemos lá do Sul para trazer um pouco mais de alegria para essas crianças que muitas vezes são esquecidas pelas autoridades. Em uma comunidade que passamos não tinha nem professores. Isso é realmente muito triste”, disse.


Já em Urucará, município que fez festa para receber os canoístas, cerca de duas mil pessoas prestigiaram o trabalho filantrópico realizado pelos integrantes da expedição de canoagem. Para o jovem Josenilson Barreto de Souza, de apenas 12 anos, o mais lhe chamou a atenção foi mesmo o caiaque. “Nossa, achei muito legal e queria muito ter um, ainda mais aqui na região que nós sempre usamos os rios para ir de um lugar para outro”, disse interessado.

Além do trabalho de solidariedade que leva mais esperança a povos isolados na selva amazônica, a iniciativa da 1ª Expedição Manaus/Belém de Canoagem também busca valorizar a canoagem como identidade cultural do povo amazônico que há centenas de anos se utiliza de canoas como meio de transporte em rios de todo o norte do país.

“Pretendemos atender milhares de crianças de mais de 60 comunidades até Belém. E além de distribuirmos donativos pelo caminho também realizamos palestras educacionais sobre preservação ambiental, higiene bucal, esporte e como fazer coletes salva-vidas com garrafas plásticas de refrigerante”, contou Evaldo Malato, presidente da Federação Paraense de Canoagem e coordenador da expedição.

Ao todo a 1ª Expedição Manaus/Santarém de Canoagem atenderá comunidades ribeirinhas entre os municípios de Manaus, Itacoatiara, Parintins, Juruti, Óbidos, Santarém e Belém. Foram arrecadados mais de 20 mil livros, dezenas de brinquedos e kits de higiene bucal, cestas básicas, material didático, entre outros itens.


Entre os objetivos da expedição está mostrar as belezas naturais dos estados do Pará e Amazônia, sensibilizar a população a respeito da importância da preservação ambiental da região, distribuir donativos, promover palestras, valorizar e enaltecer os hábitos e costumes do povo brasileiro destas regiões e divulgar e massificar a prática da canoagem em todo o Brasil.

A 1ª Expedição Manaus/Belém de Canoagem conta com apoio da Confederação Brasileira de Canoagem, Governos do Estado do Pará e Amazonas, Amazon Sat (Canal 44), Prefeitura Municipal de Belém, Programa Ação Social, Nova Pontual, Escola Santa Emília, Solve Engenharia, Canto Advocacia, Enart, Transmare, Netfiber, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Marinha do Brasil.

Acompanhe a expedição pelo Canal Amazon no site: