sexta-feira, 5 de março de 2010

Canoagem Descida bate recorde de participantes

“Novas categorias estão sendo fundamentais para ao resgate da modalidade no país”.

No último fim de semana a cidade de Macaé, no Rio de Janeiro, foi testemunha do resgate da Canoagem Descida no país. Com a inclusão de novas categorias em disputa na modalidade o número de interessados segue em crescimento e isto já pode ser visto na 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro com a inscrição de 62 atletas no evento.

“As novas categorias (Duck, Rotomoldado e Turismo) fizeram aumentar o número de competidores nas etapas do circuito brasileiro desde o ano passado e acreditamos que para este ano o número cresça ainda mais”, comemorou Miguel Mulin, supervisor do Comitê de Canoagem Descida da Confederação Brasileira de Canoagem.

Outra novidade neste ano é a disputa por vagas para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Canoagem Descida, marcado para ocorrer de 7 a 13 de junho, em Sort, na Espanha. As três primeiras etapas das cinco em disputa no Campeonato Brasileiro serão válidas para selecionar os canoístas brasileiros que irão competir na Europa.

Quem saiu na frente em busca deste objetivo foi o atual campeão brasileiro Abel Viegas Neto que confirmou seu favoritismo e venceu a primeira etapa em Macaé. Ele terminou a prova e marcou o melhor tempo da competição com a marca de 6m54s38. Com este resultado ele lidera o quadro de classificação para o Mundial com 50 pontos. Hoje, os outros classificados são Thiago Mendonça (7m19s79 e 45 pontos) e Ronaldo Araújo (7m32s16 e 40 pontos).

“A escolha dos atletas para o Mundial será feita baseada na somatória de pontos das três primeiras etapas da competição e certamente irá premiar os melhores canoístas do circuito”, explicou Mullin.

Após alterações no calendário da modalidade as próximas duas etapas do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida 2010 acontecem em Lavras/MG nos dias 10 e 11 de abril, e em Santo Antonio de Pádua/RJ dias 8 e 9 de maio.

Etapas do Brasileiro 2010

1ª Etapa – Macaé/RJ – 27 e 28 de fevereiro
2ª Etapa – Lavras/MG – 10 e 11 de abril
3ª Etapa – Santo Antonio de Pádua/RJ – 8 e 9 de maio
4ª Etapa – Itaocara/RJ – 29 e 30 de maio
5ª Etapa – Schroeder/SC – 16 e 17 de outobro

Mais informações e todos os resultados da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida, em Macaé/RJ, clique no link:
http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/pagina/eventos_id/270/paginas_id/197