segunda-feira, 26 de abril de 2010

FIC confirma participação do Brasil no Mundial de Caiaque Pólo

As duas primeiras etapas do Campeonato Brasileiro são válidas para a seleção dos atletas que integrarão a equipe brasileira que disputará o Mundial na Itália.



A Federação Internacional de Canoagem (FIC) confirmou nesta sexta-feira (16/04) a aprovação oficial da equipe brasileira no Campeonato Mundial de Caiaque Pólo que acontece, em setembro, na Itália, competição que o Brasil não participa desde 2006.

A segunda etapa do Campeonato Brasileiro, que acontece nos dias 1 e 2 de maio, em Londrina/PR, definirá os atletas que competirão na Europa.

De acordo com o supervisor do Comitê de Caiaque Pólo da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Diniz Mboure, a confirmação da equipe brasileira no Mundial se deve muito ao esforço do presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner, que interveio diretamente na questão junto à FIC para que o Brasil participasse do evento.

“Como nós não havíamos participado do Campeonato Pan-americano (seletiva para o Mundial) nós só teríamos chances de participar do Mundial deste ano via uma carta convite da FIC, e assim aconteceu.

Foi um processo longo e desgastante, mas ficamos todos muito felizes com a confirmação”, comemorou Mboure que também informou que o Brasil é tricampeão pan-americano (1999, 2005 e 2007) e é considerado um dos times mais fortes das Américas.

Agora é o momento de classificar os melhores atletas do país para a participação da principal competição mundial de Caiaque Polo no calendário 2010.

A primeira e segunda etapa do Campeonato Brasileiro são válidas como Seletiva para o Mundial.

Segundo Diniz Mboure, o técnico da seleção brasileira, Rafael Barbieri, após a pré-seleção dos 16 atletas ocorrida na primeira etapa do Brasileiro, agora definirá os 10 canoístas para a seleção brasileira, número máximo permitido pela FIC para a composição das seleções nacionais.

“Esperamos que este ano seja o melhor da história do Caiaque Pólo brasileiro em Mundiais, pois passamos hoje pela melhor fase da modalidade no país. Estamos com uma equipe forte e experiente e acreditamos que podemos conquistar um bom resultado na Itália. Pretendemos chegar entre os oito primeiros colocados no Mundial, resultado que seria inédito na história do Caiaque Pólo brasileiro”, informou Mboure.

O último Campeonato Mundial que o Brasil participou foi em 2006, em Amsterdã, na Holanda, ocasião que os atletas brasileiros conquistaram o 15° lugar geral. Já a melhor colocação brasileira na competição foi em 2000, em evento realizado no Brasil e que os atletas da casa ficaram com a 9ª colocação.

Em virtude do Mundial 2010 a equipe brasileira embarcará na segunda quinzena de agosto para Milão, na Itália, para passar duas semanas de treinamentos intensivos com as equipes locais e chegar melhor preparada para enfrentar as melhores equipes do mundo no Caiaque Pólo.

Pré-seleção para o Campeonato Mundial de Caiaque Polo

Caio Moreno Pereira Romano
Christiano Rocha de Queiroz
Ciro Werner
Diniz Mbure
Eduardo Rizzi Valença
Fernando Carazzato
Fernando Henrique Imazu Santana
Frederico Zecchini
Gabriel Rocha Rabello
Iago Gentil Carani
Lucas Berzotti
Luciano Rodrigo Obata Queiroz
Luiz Carlos Guida
Paulo Cesar Pereira
Paulo H. Rossato
Thiago Rodrigues Arraio

Nenhum comentário:

Postar um comentário