quinta-feira, 22 de abril de 2010

Canoagem Slalom em Primavera do Leste

Cidade do interior do Mato Grosso recebe a 2ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom 2010 e principais canoístas da modalidade do país


A cidade de Primavera do Leste/MT é conhecida pelos canoístas brasileiros pelas fortes correntezas do Rio das Mortes com suas águas extremamente limpas e com ótimo volume para a prática da canoagem.

Além disso, também possui desnível em um trecho de aproximadamente 3.000 metros que faz do local um paraíso para a Canoagem Slalom, Canoagem Descida e Rafting.

É neste cenário que os melhores atletas da Canoagem Slalom do país participam da 2ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom 2010, que acontece de 23 a 25 de abril na cidade.

A Federação de Canoagem do Estado do Mato Grosso (FCaMT), através do seu presidente Darci Oberdan e toda a sua equipe, preparou para o evento uma pista bastante técnica com boas condições para receber uma etapa nacional como a Copa Brasil.

A estimativa é que os melhores 60 canoístas do país na modalidade participem deste evento em Primavera do Leste.

“Os atletas certamente deixarão Primavera do Leste satisfeitos com a estrutura da pista e admirados com a beleza do Rio das Mortes. A cada ano nossa estrutura fica melhor e certamente estamos no caminho certo para a realização de grandes eventos como este”, disse Oberdan.

Canoagem Slalom no Mato Grosso

Além de sediar eventos como a Copa Brasil de Canoagem Slalom, a FCaMT também procura incentivar os atletas de base para a revelação de novos talentos, a exemplo do que já aconteceu com a atleta Ana Sátila, jovem canoísta de Primavera do Leste que vem se destacando nos eventos nacionais da Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom e já uma promessa para o futuro da canoagem brasileira.

A última iniciativa da FCaMT foi a realização de um evento na cidade de Tabaporã, no norte do estado, que reuniu mais de três mil pessoas do local para conhecer mais de perto a canoagem.

A ideia partiu do prefeito Edison Rosso que sempre admirou a prática deste esporte.

Sendo uma ação inédita no “Nortão”, a Secretaria de Desporto solicitou junto à federação três caiaques para que os competidores do município pudessem receber instruções antecipadamente.

A Secretaria de Desporto, Turismo e Lazer da cidade pretende agora realizar novos eventos voltados ao turismo ecológico.

De acordo com o prefeito o objetivo da realização desse tipo de ação é alavancar o turismo do município, além de incentivar a juventude a praticar esportes e assim possibilitar a revelação de muitos outros talentos para a canoagem.

Desenvolvimento da Canoagem Slalom no Brasil

Em virtude da realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Brasil as modalidade olímpicas como Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom estão passando por um novo planejamento que busca a conquista da medalha olímpica.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, a conquista dos Jogos Olímpicos concedeu a todas as modalidades a oportunidade de crescimento e visibilidade.

“A CBCa tem absoluta certeza que o momento é de investimento maciço na base para transformar a realidade quantitativa da modalidade. Nossa meta é igualar à realidade numérica de atletas cadastrados na Federação Espanhola já no início de 2012, isso sem esquecermos dessa excepcional safra de juniores que estamos tendo no momento e dos melhores seniores que ainda vão lutar nos Jogos Pan-americanos em 2011 e Jogos Olímpicos 2012”.

Para mais informações consulte:

http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/pagina/eventos_id/294/paginas_id/253

Nenhum comentário:

Postar um comentário