Canoístas brasileiros que não competirão nas etapas da Copa do Mundo na Europa partem para a Argentina para as disputas do Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade
Mesmo sem as grandes estrelas da canoagem brasileira, que embarcarão para a Europa para as disputas das etapas da Copa do Mundo, a equipe Sub-23 composta pelas jovens revelações brasileiras da modalidade parte hoje para a Argentina em busca do título do Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade, que acontece de 22 a 25 de abril na cidade de La Plata, nas proximidades de Buenos Aires.
A equipe brasileira que segue para o Sul-americano é composta por 40 atletas que competirão contra canoístas de renome no cenário sul-americano de países com tradição na Canoagem Velocidade como Argentina e Chile.
Entre os destaques que integram a equipe brasileira estão canoístas como: Ana Paula Vergutz, atual campeã brasileira no K1 1000, 500 e 200 metros; José Agmarino Coelho, atual campeão brasileiro de Paracanoagem, e Marta Ferreira, única atleta oficial da Paracanoagem feminina no país; Luciana Costa, atual campeã brasileira no C2 500 e 200 metros feminino; Fabionei Rauber, atual campeão brasileiro no C1 1000m; além do ex-BBB Fernando Fernandes, que pela primeira vez participará de uma competição como paracanoísta da Confederação Brasileira de Canoagem.
Segundo o presidente da Federação Argentina de Canoagem, Javier Correa, este competição é uma das mais importantes do calendário da América do Sul. “Este ano é muito importante para nós, pois além de contarmos com a presença dos melhores canoístas da região aqui na Argentina, também comemoramos o bicentenário da república, data muito importante na história da Argentina”, disse.
Em 2009 os argentinos sagraram-se campeões sul-americanos competindo em Buenos Aires. Contudo, a vitória aconteceu apenas na última prova disputada contra o Brasil, que ficou em segundo lugar atrás dos anfitriões. No quadro geral ficou a Argentina em primeiro com 26 ouros, 13 pratas e 5 bronzes; com o Brasil em segundo com 24 ouros, 19 pratas e 6 bronzes; e Chile na terceira colocação com 6 ouros, 17 pratas e 15 bronzes.
Paracanoagem
Devido ao constante crescimento mundial da Paracanoagem nos últimos anos a organização do Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade confirmou a realização das categorias destinadas aos portadores de necessidades especiais no evento. Este será o primeiro evento oficial da categoria na América do Sul. Serão disputadas provas no K1 e V1, no masculino e feminino, todas na distância de 200 metros e nas categorias LTA, TA e A.
Entretanto, vale destacar que o Brasil já realiza eventos de Paracanoagem há mais de dez anos e é um dos precursores desta iniciativa que tomou conta do cenário internacional do esporte nos últimos dois anos.
“Para o Brasil isto não é novidade. Além promovermos provas de Paracanoagem desde 1999, já participamos de vários cursos internacionais da modalidade e do 1° Campeonato Mundial de Paracanoagem, que aconteceu ano passado em Dartmouth, no Canadá, oportunidade onde conquistamos a medalha de prata no K1 200m”, ressaltou o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner.
O Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade 2010 será disputado nas categorias Cadete (15 e 16 anos), Junior (17 e 18 anos), Sênior (Sub-23) e Máster (35 anos em diante), todas no Masculino e Feminino, além das disputas na Paracanoagem e da Canoa Feminina.
Mais informações em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário