sexta-feira, 9 de abril de 2010

K2 Masculino e K4 Feminino foram destaques na Colômbia

Aproveitamento de 100% das embarcações, em todas as distâncias, nos Jogos Sul-americanos, foi destaque da categoria caiaque do Brasil ao garantir seis medalhas de ouro.



Em todas as provas que o Brasil entrou na água para competir nas categorias K2 Masculino e K4 Feminino da Canoagem Velocidade saiu com a medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos que aconteceram recentemente na Colômbia. Nestas provas os canoístas brasileiros tiveram um aproveitamento de 100%, conquistaram seis medalhas de ouro para o país e foram fundamentais para o Brasil conquistar o título de campeão geral da canoagem na competição.

Contudo, quem vê apenas os resultados não conhece todo o trabalho que foi feito para se chegar a esta conquista. Tudo começou em janeiro com a concentração da seleção brasileira em Caxias do Sul/RS, passou por diversas dificuldades de aclimatação, já que as disputas da canoagem nos Jogos Sul-americanos foram realizadas numa altitude acima dos 2.500 metros, e culminou com a vitória brasileira na Colômbia.

Segundo Álvaro Koslowski, técnico da seleção brasileira de caiaque, o diferencial do Brasil foi o espírito de equipe de toda a delegação. “Foi uma competição que contou com o que há de melhor da canoagem sul-americana. Conseguimos um ótimo resultado e demonstramos para toda a América do Sul o desenvolvimento de nossa modalidade”, destacou.

Contudo, Koslowski ressalta que a temporada de provas internacionais agendadas pela Confederação Brasileira de Canoagem ainda está começando e testes muito mais difíceis estão por vir.

“Agora nos concentraremos para as disputas das etapas da Copa do Mundo, do Pan-americano e do Campeonato Mundial, eventos de maior nível técnico e fundamentais para a evolução dos nossos atletas”, explicou o técnico da seleção brasileira de caiaque.


K2 Masculino e K4 Feminino 100%A chuva de medalhas de ouro das provas de caiaque da canoagem muito se deve a essas duas categorias. Primeiro com o K4 1000 e 500 metros Feminino composto por Naiane Pereira, Juliana Domingos, Bruna Gama e Ariela Pinto, e depois no K4 200m Feminino com Daniela Alvarez no lugar de Bruna Gama.

Juntas, essas mulheres dominaram o K4 sul-americano ao garantir todas as medalhas de ouro da categoria. O grande destaque entre as canoístas brasileiras ficou por conta de Naiane Pereira que diretamente foi responsável pela conquista de quatro ouros, uma prata e três bronzes para o Brasil na competição.

No K2 Masculino a composição da embarcação foi diferente para cada distância. Nos 1000 metros o ouro veio com a dupla Michel Ferreira e Gilvan Ribeiro, nos 500m com Givago Ribeiro e Edson Silva, e nos 200m com Roberto Maehler e Ricardo Barreto, tudo isso demonstrando que cada dupla brasileira tem uma especialidade para as provas do caiaque masculino e que o destaque fica por conta do trabalho em conjunto de toda a equipe.

Outro destaque do caiaque masculino também foi o aproveitamento de 100% nas provas de 200 metros do caiaque. No K1 o atleta Edson Silva, considerado um dos quatro melhores canoístas do mundo nesta prova, garantiu seu favoritismo e ficou com o ouro. Mesmo resultado do K4 200m composto por Edson Silva, Roberto Maehler, Celso Oliveira e Givago Ribeiro.

Calendário internacionalDurante todo este mês de abril a seleção brasileira de caiaque ficará concentrada no Centro Nacional de Treinamento de Canoagem Velocidade, em Caxias do Sul/RS, e em maio parte para a Europa para as disputas das etapas da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade que serão realizadas na França, Alemanha e Hungria. Depois disso a equipe retorna ao Brasil e segue novamente para a Europa em agosto para competir no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade na Polônia.

De acordo com o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner, esses resultados são frutos do planejamento que está sendo feito com a modalidade visando a medalha olímpica nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

“Nossa meta é a medalha olímpica e estamos certos que este sonho é possível para 2016, e quem sabe até para 2012, em Londres. Estamos no caminho certo, obtendo vitórias inéditas e escrevendo a nova história da canoagem brasileira”, reforçou Tomasini.

No quadro geral de medalhas da Canoagem Velocidade o Brasil dominou todos os dias de competição e fechou os Jogos Sul-americanos em primeiro lugar da modalidade com um total de 23 medalhas, sendo 16 ouros, quatro de prata e três de bronze. Em segundo lugar ficou a Argentina com seis ouros, seis pratas e dois bronzes; e em terceiro a Colômbia com um ouro, cinco pratas e cinco bronzes.

Canoas douradas na Colômbia

Canoístas brasileiros da categoria canoa venceram todas as provas que disputaram nos Jogos Sul-americanos remando contra os melhores atletas da região.


Os Jogos Sul-americanos que aconteceram recentemente na Colômbia reuniram os melhores atletas da região em diversas modalidades. Na canoagem não foi diferente, mas o domínio brasileiro na modalidade demonstrou que o futuro da canoagem do Brasil é muito promissor. Nas provas da categoria canoa, por exemplo, o Brasil ficou com a medalha de ouro em todas as provas que disputou e desponta como uma das forças mundiais da categoria com os reconhecidos internacionalmente canoístas Nivalter Santos e Wladimir Moreno, e com as jovens revelações recém integradas ao time principal Ronilson Oliveira e Erlon Silva.

As conquistas brasileiras da categoria canoa começaram com os ouros conquistados nas provas individuais de 1000, 500 e 200 metros. No C1 1000 Masculino Wladimir Moreno garantiu o primeiro lugar, e no C1 500m e C1 200m Masculinos o canoísta Nivalter Santos, considerado uma das promessas de medalhas para o Brasil nos próximos Jogos Olímpicos, venceu seus adversários sem muitas dificuldades.

Já nas provas do C2 1000, 500 e 200 metros a jovem dupla formada por Ronilson Oliveira (19 anos) e Erlon Silva (18 anos) mostrou que a aposta do técnico da seleção brasileira de canoa, Pedro Sena, já está dando resultado ao conquistarem o primeiro lugar nas três provas que disputaram na Colômbia.

“Os atletas estão muito bem tecnicamente e isso me deixa muito feliz. Apesar da canoa ter uma técnica complexa e exigir treinos diários para corrigir os erros, nossos canoístas assimilaram muito rapidamente minhas instruções e seus resultados renderam muito elogios de outros treinadores”, contou Sena.

A equipe de canoa da seleção brasileira de canoagem está mesclando atletas mais experientes; a exemplo de Nivalter Santos (22 anos) e Wladimir Moreno (27 anos), ambos com experiência em competições internacionais de alto nível como etapas da Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais; com as novas revelações da categoria com os jovens Erlon Silva e Ronilson Oliveira, que remaram juntos na Colômbia sua primeira experiência em competições internacionais.

“Acho que tivemos um ótimo resultado com 100% de aproveitamento, melhor seria impossível. Mas também quero destacar o crescimento técnico do Wladimir na distância olímpica de 1000 metros e a ajuda do Nivalter, com toda sua experiência internacional apesar de ser jovem também, no treinamento dos outros atletas”, destacou Sena.

Agora, durante todo o mês de abril, os quatro atletas da categoria ficarão concentrados em Santos/SP com os demais canoístas da canoa preparando-se para as etapas da Copa do Mundo que acontecem a partir de maio na França, Hungria e Alemanha, além da disputa do Campeonato Mundial em agosto na Polônia, oportunidades onde medirão forças com os canoístas europeus, essenciais para o crescimento técnico da equipe brasileira.

De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, o planejamento para os próximos meses é a participação em eventos internacionais de alto nível e o aprimoramento técnico dos atletas visando, sempre, a conquista de uma medalha olímpica nos Jogos Olímpicos Rio 2016, e quem sabe até mesmo em 2012, em Londres.

“Os jovens atletas estão trilhando o mesmo caminho dos mais experientes. O Nivalter, por exemplo, também começou muito jovem e só adquiriu experiência suficiente para participar dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, depois de participar de muitas provas internacionais de grande porte como estas agendadas para os próximos meses”, concluiu Tomasini.

No quadro geral de medalhas da Canoagem Velocidade o Brasil dominou todos os dias de competição e fechou os Jogos Sul-americanos em primeiro lugar da modalidade com um total de 23 medalhas, sendo 16 ouros, quatro de prata e três de bronze. Em segundo lugar ficou a Argentina com seis ouros, seis pratas e dois bronzes; e em terceiro a Colômbia com um ouro, cinco pratas e cinco bronzes.

2ª Etapa do Brasileiro de Canoagem Descida em Minas Gerais‏

Evento, válido como Seletiva para o Campeonato Mundial, também celebra a retomada das competições de canoagem no estado.

Acontece neste fim de semana no município de Lavras, em Minas Gerais, a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida. O evento é válido como Seletiva para o Campeonato Mundial que acontece em junho, na Espanha, e também comemora a retomada das competições oficiais de canoagem em Minas Gerais.

Este ano está sendo um período especial para a Canoagem Descida, tradicional e pioneira modalidade na Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Começou com a ampliação das etapas do Campeonato Brasileiro da modalidade e com a inclusão de novas categorias em disputa. O resultado foi um crescimento no número de inscrições e no interesse das pessoas pelo esporte.

Segundo o supervisor do Comitê de Canoagem Descida da CBCa, Miguel Mulin, a inclusão das categorias Duck, Rotomoldado e Turismo despertaram o interesse em novos atletas, fato que está sendo fundamental para o crescimento da modalidade.

“Na primeira etapa realizada em Macaé, no Rio de Janeiro, tivemos 62 atletas inscritos. Esperamos continuar com esta boa média e elevar o nível técnico da competição com disputas mais acirradas”, ressaltou Mullin.

Os vencedores da etapa serão avaliados pelo Comitê de Canoagem Descida da CBCa para a definição dos integrantes da seleção brasileiro que representará o Brasil no Mundial, marcado para ocorrer de 7 a 13 de junho, em Sort, na Espanha. As três primeiras etapas das cinco em disputa no Campeonato Brasileiro serão válidas para selecionar os canoístas brasileiros que irão competir na Europa.

Quem saiu na frente em busca deste objetivo foi o atual campeão brasileiro Abel Viegas Neto que confirmou seu favoritismo e venceu a primeira etapa em Macaé. Ele terminou a prova e marcou o melhor tempo da competição com a marca de 6m54s38. Com este resultado ele lidera o quadro de classificação para o Mundial com 50 pontos. Hoje, os outros classificados são Thiago Mendonça (7m19s79 e 45 pontos) e Ronaldo Araújo (7m32s16 e 40 pontos).

“A escolha dos atletas para o Mundial será feita baseada na somatória de pontos das três primeiras etapas da competição e certamente irá premiar os melhores canoístas do circuito”, explicou Mullin.

Etapas do Brasileiro 2010

1ª Etapa – Macaé/RJ – 27 e 28 de fevereiro
2ª Etapa – Lavras/MG – 10 e 11 de abril
3ª Etapa – Santo Antonio de Pádua/RJ – 8 e 9 de maio
4ª Etapa – Itaocara/RJ – 29 e 30 de maio
5ª Etapa – Schroeder/SC – 16 e 17 de outobro


Mais informações sobre a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida – Lavras/MG no link:

http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/pagina/eventos_id/280/paginas_id/249