quarta-feira, 17 de março de 2010

Pré-selecionados para o Mundial de Caiaque Pólo

1ª Etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade, realizada em Londrina/PR, também foi válida como seletiva para o Mundial.

1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Caiaque Pólo 2010, além da briga pelo título nacional da modalidade, começaram as disputas pelas dez vagas disponíveis para a composição da seleção brasileira que representará o Brasil no Campeonato Mundial de Caiaque Pólo, marcado para o mês de setembro na Itália.

A primeira etapa da 16ª edição Campeonato Brasileiro de Caiaque Pólo, realizado no Iate Clube de Londrina, pré-classificou 16 canoístas para o Mundial. Destes, na segunda etapa, serão selecionados os dez atletas que irão compor a seleção brasileira que irá disputar o Mundial na Itália.

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro o evento contou com a participação das equipes do Iate Clube de Londrina, do São Pólo, Renegados e da Atoca. De acordo com o supervisor do Comitê de Caiaque Pólo da Confederação Brasileira de Canoagem, Diniz Mboure, devido ao número insuficiente de inscrições para o evento em Londrina a competição foi realizada em apenas uma categoria.

Quem saiu na frente pelo título foi a equipe São Pólo, oriunda de São Paulo/SP. Em segundo ficou a equipe A do Iate Clube de Londrina e em terceiro a equipe Renegados, formada por atletas de Brotas/SP, São Paulo, Santos/SP, Palmas/PR e Londrina/PR.

A 2ª etapa ocorrerá também em Londrina nos dias 1° e 2 de maio e será válida como seletiva para o Campeonato Mundial de Caiaque Pólo, que acontece do dia 1° ao dia 5 de setembro, em Milão, na Itália.

Pré-seleção para o Campeonato Mundial de Caiaque Pólo

Caio Moreno Pereira Romano,

Christiano Rocha de Queiroz ,

Ciro Werner,

Diniz Mbure,

Eduardo Rizzi Valença,

Fernando Carazzato,

Fernando Henrique Imazu Santana,

Frederico Zecchini,

Gabriel Rocha Rabello,

Iago Gentil Carani,

Lucas Berzotti,

Luciano Rodrigo Obata Queiroz,

Luiz Carlos Guida,

Paulo Cesar Pereira,

Paulo H. Rossato,

Thiago Rodrigues Arraiol

Seletivas Nacionais da Canoagem Slalom

Selbach: “Com certeza foram as seletivas mais difíceis que já participei”


Seletivas Nacionais da Canoagem Slalom, realizadas em Foz do Iguaçu, definiram as seleções brasileiras que representarão o Brasil nos eventos internacionais de 2010.


Três provas de altíssimos níveis técnicos definiram nos dias 10, 13 e 14 de março, no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu/PR, os melhores atletas do Brasil para integrarem as seleções nacionais de Canoagem Slalom que participarão nos eventos internacionais de 2010.


Na prova do dia 10 de março o veterano Gustavo Selbach, de Três Coroas/RS, fez o tempo de 95.809 segundos, mas levou um susto com o atleta júnior Pedro Henrique Gonçalves da Silva, de Piraju/SP e com apenas 16 anos de idade, que conseguiu a impressionante marca de 95.894 segundos e do sênior João Vitor Martins Machado, de Tomazina/PR, com 96.686 segundos.


Já no dia 13 de março foi a vez do atleta de Tibagi/PR, Ricardo Martins Taques, que fez o tempo de 95.061 segundos, também seguido de perto pelo gaúcho Mauri Cesar Tavares, de Três Coroas, que completou a prova em 96.057 segundos e pelo paranaense João Vitor Martins Machado que repetiu o feito do dia 10 e ficou com o terceiro melhor tempo da geral com 96.511 segundos.


Na última e decisiva prova, o gaúcho Gustavo Selbach usou toda sua experiência, frieza e poder de concentração para fazer o melhor tempo da prova com apenas 96.077 segundos, contra 100.159 do atleta paulista Pedro Henrique Gonçalves e 101.130 do canoísta paranaense Ricardo Martins Taques.


“Nunca houve antes na canoagem brasileira provas com esse montante de atletas correndo todos no mesmo nível. Com toda certeza foram as seletivas mais difíceis que já participei em minha vida”, disse o grande campeão Gustavo Selbach.


“As provas consistiram em duas descidas de cada atleta nos três dias de provas descartando sempre o pior tempo entre elas. Em cada dia de disputa as balizas foram mudadas de lugar, aumentando consideravelmente o grau de dificuldade dos atletas. Nas três provas realizadas, o atleta descartou o seu pior resultado geral. Assim, de acordo com o regulamento, o primeiro lugar recebeu 50 pontos, o segundo 45 e, sucessivamente, 41, 39, 38, 37 e 36 até o sétimo colocado” explicou o Supervisor da modalidade Guto Merkle.


PARA ACESSAR TODOS OS CLASSIFICADOS CLIQUE NO LINK:

1º Seminário da Canoagem Slalom do Brasil

Na oportunidade foi apresentada uma análise da modalidade nos últimos quatro anos e o plano para aumento de embarcações para o próximo quadriênio olímpico.

Dias 11 e 12 de março estiveram presentes na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, representantes dos principais clubes de Canoagem Slalom do Brasil para conhecerem e debaterem sobre o Planejamento Estratégico da modalidade visando os Jogos Olímpicos de 2016.

Na oportunidade foi apresentada uma análise da modalidade nos últimos quatro anos e o plano para o aumento de embarcações para o próximo quadriênio olímpico. Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner “A conquista dos Jogos Olímpicos de 2016, concedeu a todas as modalidades desportivas olímpicas a oportunidade de crescimento e visibilidade. Quem não aproveitar este excepcional momento para o aumento significativo de atletas estará fadado ao descrédito tanto nos investimentos públicos quanto nos investimentos privados. A CBCa, após a análise SWOT das categorias, tem absoluta certeza que o momento é de investimento maciço na base para transformar a realidade quantitativa principalmente nas embarcações K1 Feminino, C1 Masculino e C2. A nossa meta é igualar à realidade numérica de atletas cadastrados na Federação Espanhola já no início de 2012, isso sem esquecermos dessa excepcional safra de juniores que estamos tendo no momento e dos melhores seniores que ainda vão lutar nos Jogos Pan-americanos em 2011 e Jogos Olímpicos 2012”.

A Confederação Brasileira de Canoagem criou em Foz do Iguaçu, em parceria com a Itaipu Binacional, o Projeto Meninos do Lago para atendimento de 80 (oitenta) crianças e jovens que está sendo considerado como referência de gestão voltada ao crescimento quantitativo da modalidade. Pretende até o dia 15 de junho de 2010 firmar parceria com mais três clubes que se comprometam à mesma metodologia de trabalho e nos investimentos necessários e com isso receberá o Selo “Canoagem Slalom do Brasil”. Se isso acontecer, no ano de 2011 o País passará a ter uma média de 132 atletas nos eventos oficiais, dobrando essa quantidade em 2012 a 2016, números bem mais expressivos que os atuais 54 atletas na categoria principal.

“Em 2011 passaremos a ser o País com maior número de embarcação em eventos nacionais do continente americano. A partir de 2012 os números vão dobrar em virtude do aporte financeiro da CBCa e a nossa realidade numérica passará a ser equivalente à Federação Espanhola, por exemplo, que é uma das principais potências da canoagem. Embora a questão numérica não traduza a certeza de qualidade ou de resultados internacionais, obviamente que aumentarão as chances de se encontrar talentos onde aí sim devemos ter os investimentos mais focados e científicos”, disse o Superintendente da CBCa, Argos Gonçalves Dias Rodrigues.

As cidades de Piraju e Brotas no Estado de São Paulo, Primavera do Leste, do Mato Grosso e Macaé, no Rio de Janeiro, já demonstraram interesse em firmar parceria com a CBCa para introdução dos seus respectivos projetos com o selo de qualidade. Estas cidades como as demais que aceitarem as condições impostas no Seminário, terão até o dia 15 de junho de 2010 para enviarem suas propostas ao Comitê de Canoagem Slalom da Confederação Brasileira de Canoagem, em Curitiba, Paraná. As três melhores propostas apresentadas serão escolhidas para o início das atividades em janeiro de 2011.

Critérios Mínimos para aquisição do Selo:

1. Comprometimento formal com a sistematização do Projeto Meninos do Lago;

2. Comprometimento formal do Município e Associação filiada local para:
a)- aquisição de 20 k1 – 10 C1 – 07 C2;
b)- aquisição de 40 coletes salva-vidas;
c)- aquisição de 40 capacetes;
d)- aquisição de 40 saias neoprene;
e)- aquisição de 40 remos C1;
f)- aquisição de 40 remos K1.

3. Disponibilidade de galpão para guarda dos equipamentos com vestiários masculino e feminino.

4. Recursos Humanos:
a)- Um técnico e uma técnica para equipes de base;
b)- Um preparador físico (após o segundo ano do projeto);
c)- Um responsável pelos relatórios diários e inserção dos registros na internet;
d)- Disponibilização de internet e telefone.

5. Transporte e Seguro médico/hospitalar:
a)- Garantia do transporte para as 08 Turmas;
b)- Garantia de seguro contra acidentes para todos os alunos (R$ 0,99 pessoa/dia).