quinta-feira, 16 de abril de 2009

Slalom no Rio das Mortes

Aloha galera da canoagem ONDA enquanto aguardamos "tremendo" de vontade de saber alguma noticia sobre nossa modalidade... segue mais uma materia sobre outra das modalidades da canoagem , desta vez é sobre o "SLALOM"....

Primavera do Leste, no Mato Grosso, recebe, neste domingo, a 1ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom em famoso rio da região

Para quem não conhece a canoagem em geral, o nome do local de disputa da 1ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom, que acontece neste domingo, em Primavera do Leste (MT), assusta: O Rio das Mortes, conhecido local de prática da modalidade no território brasileiro, será palco de disputa do evento que promete reunir os melhores canoístas do Brasil num rio com muito volume de água que exige muito da técnica do atleta.

“Realmente as corredeiras são bem violentas, o que exige muita técnica dos canoístas. Ainda mais, agora, que choveu nos últimos dias aumentando consideravelmente o volume de água do rio. Contudo, temos o suporte de uma equipe contratada de resgate e do Corpo de Bombeiros da região em caso de necessidade”, tranquilizou Darci Oberdan, presidente da Federação de Canoagem do Estado do Mato Grosso e organizador do evento.

A cidade de Primavera do Leste sediou ano passado pela primeira vez uma etapa da Copa Brasil e contou com grande sucesso entre os moradores. Fruto disso foi a descoberta da jovem canoísta Ana Vieira Vargas, considerada um dos grandes talentos brasileiro para o futuro.

“O evento ano passado já foi um sucesso, e esperamos que este ano também seja, pois melhoramos a estrutura de competição, construímos uma plataforma para que fotógrafos e cinegrafistas tenham um melhor local para trabalhar e receberemos todos os atletas em hotéis da cidade. Ano passado os resultados para a cidade foram os melhores possíveis e acreditamos que este ano poderemos conquistar ainda mais”, disse Oberdan.

O ranking da Canoagem Slalom neste ano sairá da somatória das três etapas oficiais da Copa Brasil. A 2ª Etapa será em setembro, com local a definir, e a 3ª Etapa está marcada para ocorrer em novembro, em Três Coroas (RS).

“Os eventos da Copa Brasil serão integrados ao Campeonato Brasileiro de Slalom, marcado para o mês que vem em Cerquilho (RS), e com o Itaipu Internacional, competição que acontece em julho, em Foz do Iguaçu”, informou Luiz Augusto Merkle, supervisor do Comitê de Canoagem Slalom da Confederação Brasileira de Canoagem.

A 1ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom, em Primavera do Leste, será disputada por 30 atletas, divididos nas categorias: K1 Cadete, K1 Júnior, K1 Sênior, K1 Máster, Feminino Júnior, Feminino Sênior, C1 Júnior, C1 Sênior, C2, Equipe, Iniciante Cadete masculino, Iniciante Júnior masculino, Iniciante Sênior masculino, Iniciante Feminino Categoria Única e Iniciante C1.

O evento é organizador pela Associação Primaverense de Canoagem, Federação de Canoagem do Estado do Mato Grosso, Confederação Brasileira de Canoagem e conta com o apoio da Iuni Educacional, Prefeitura Municipal de Primavera do Leste e do Governo do Estado do Mato Grosso.


De: Comunicação CBCa (imprensa@cbca.org.br)


Fala ai galera muito legal ja saber quando vão ser as etapas do circuito né! Da para se programar para cada etapa. Parabéns a galera do SLALOM.