sexta-feira, 26 de março de 2010

Canoístas entram na água neste sábado pelos Jogos Sul-americanos

As disputas das provas de Canoagem Velocidade acontecem na cidade Guatapé, na Colômbia, local onde também acontecem as provas de vela, triatlo e maratona aquática.
Depois de um período de preparação técnica e aclimatação na cidade de Guatavita, na Colômbia, a uma altitude de 2.640 metros, a seleção brasileira de Canoagem Velocidade seguiu para o município de Guatapé, local onde começam neste sábado (27/03) as disputas da modalidade pelos Jogos Sul-americanos de Medelín 2010.

Os dezoito canoístas brasileiros estão na Colômbia há mais de duas semanas realizando um período de treinamento técnico e aclimatação em virtude da altitude do local. De acordo com o técnico Álvaro Koslowski, tudo isso faz parte do planejamento da Confederação Brasileira de Canoagem para os Jogos Sul-Americanos e também como preparação para as Olimpíadas de Londres-2012.

Segundo o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner, os principais adversários do Brasil na Colômbia serão os canoístas argentinos, atuais campeões sul-americanos da modalidade, contudo os brasileiros são os atuais campeões pan-americanos de Canoagem Velocidade.
“Ano passado, tanto no Campeonato Sul-americano quanto no Pan-americano nós lutamos até a última medalha contra os argentinos e acreditamos que aqui também será assim. Mas estou confiante que podemos conquistar mais um bom resultado para o Brasil aqui na Colômbia”, disse Tomasini.

Na canoagem serão disputadas 24 medalhas de ouro nas provas C1, C2 nos 200m, 500m e 1000m, todas no masculino; e K1, K2 e K4 nas distâncias de 200m, 500m e 1000m, no masculino e feminino.

A seleção brasileira de Canoagem Velocidade é composta pelos atletas: João Carlos Rodrigues Jr., Gilvan Ribeiro, Givago Ribeiro, Edson da Silva, Michel Ferreira, Roberto Maehler, Ricardo Barreto, Celso de Oliveira, Wladimir Moreno, Nivalter Santos, Erlson de Souza Silva e Ronilson Matias de Oliveira, no masculino; e Naiane Pereira, Juliana Domingos, Ariela Pinto, Bruna Gama, Daniela Alvarez e Regiane Sarango, no feminino. Onze deles têm apoio da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Randon e prefeitura de Caxias do Sul/Fundel.

Após os resultados desta quinta-feira a Colômbia lidera o quadro de medalhas da competição com 237 pontos (97 de ouro, 77 de prata e 63 de bronze), seguido pelo Brasil que possui 198 pontos (59 ouro, 76 pratas e 63 bronze) e Venezuela com 135 pontos (49 ouros, 39 pratas e 47 bronzes).


Site oficial do evento:
http://www.medellin2010.org/

COPA SUL DE CANOAGEM VELOCIDADE REÚNE 100 JOVENS ATLETAS EM GUAÍBA - RS

COPA SUL DE CANOAGEM VELOCIDADE

REÚNE 100 JOVENS ATLETAS EM GUAÍBA - RS
Ocorrerá neste domingo, dia 28 de março, a COPA SUL DE CANOAGEM VELOCIDADE, com a participação de aproximadamente 100 atletas de diversas cidades gaúchas. O evento iniciará às 9:00 hs, no Parque da Juventude, centro da Cidade de Guaíba e reunirá os atletas mais jovens da canoagem velocidade, fruto de projetos de base e sociais da Confederação Brasileira de Canoagem, em parcerias com entidades locais. Segundo Caio Daniel Schmitt “o evento é um reconhecimento ao trabalho sério desenvolvido pela Associação Guaybá de Canoagem“. A cidade de Guaíba é tradicional na formação e revelação de atletas, como é o caso de Edson Silva, o Edinho, atleta fruto de projeto social e que atualmente é destaque na Seleção Brasileira de Velocidade, e que se encontra em Medelín, na Colômbia, disputando, neste mesmo final de semana, os Jogos Sulamericanos 2010.


O que: COPA SUL DE CANOAGEM
Quando: dia 28 de março, domingo.
Onde: Parque de Juventude – Centro de Guaíba – RS – Brasil
Realização: FUNDERGS e Prefeitura Municipal de Guaíba
Produção: Guaybá Associação de Canoagem e Podium Esportes
Supervisão: Confederação Brasileira de Canoagem