quinta-feira, 22 de abril de 2010

1º Surf Treino de Waveski e Kayaksurf


A chegada de um swell com previsão de mar muito mexido e chuvas intensas alterou a programação do Primeiro Surf Treino de Waveski e Kayaksurf , cuja realização passa do sábado para o domingo, 25 de abril, ficando mantidos o local (Praia do Centro em Bertioga) e o horário (a partir das 9 horas). De acordo com os organizadores, se confirmada a previsão, seria impossível a realização do evento, o que levou à tomada da decisão de mudança. Entretanto, isso não deverá afetar em nada o encontro que tem por objetivo o aprimoramento técnico e confraternização dos atletas e simpatizantes do esporte.

Um número significativo de praticantes já confirmou presença, bem como interessados em conhecer e experimentar a canoagem onda (caiaques e pranchas serão disponibilizados com supervisão) o que faz crer que o encontro será uma grande festa. Aliás, por falar em festa, a data também será marcada pelo aniversário de um dos organizadores do evento, Bruno Guazzelli Filho, que já garantiu o açaí pra galera. Os demais organizadores, Ricardo Camargo (Cado), Gilberto Filgueiras (Giba) e Roberto de Souza não esquecerão a "surpresa".

O Primeiro Surf Treino de Waveski e Kayaksurf consiste basicamente em uma disputa informal, com os atletas sendo divididos embaterias e entrando na água para surfar. Os demais atletas ficam na areia analisando e julgando os colegas, até que se chegue a um vencedor. Sem premiação, a principal característica do surf treino é dar possibilidade a atletas da modalidade discutirem a melhor forma de julgamento da canoagem onda, o que poderá servir de base em competições oficiais, sempre julgadas por juízes de surf que têm muito pouco contato com waveski e kayaksurf.

De forma democrática e aberta (com ou sem pororoca!) com direito a fotos e filmagens, todos estão convidados, independentemente do nível técnico. Inclusive o pessoal do Stand Up, que terá participação especial.

Basta comparecer a Bertioga neste domingo.

Agendem!


Roberto de Souza

Canoagem Slalom em Primavera do Leste

Cidade do interior do Mato Grosso recebe a 2ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom 2010 e principais canoístas da modalidade do país


A cidade de Primavera do Leste/MT é conhecida pelos canoístas brasileiros pelas fortes correntezas do Rio das Mortes com suas águas extremamente limpas e com ótimo volume para a prática da canoagem.

Além disso, também possui desnível em um trecho de aproximadamente 3.000 metros que faz do local um paraíso para a Canoagem Slalom, Canoagem Descida e Rafting.

É neste cenário que os melhores atletas da Canoagem Slalom do país participam da 2ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom 2010, que acontece de 23 a 25 de abril na cidade.

A Federação de Canoagem do Estado do Mato Grosso (FCaMT), através do seu presidente Darci Oberdan e toda a sua equipe, preparou para o evento uma pista bastante técnica com boas condições para receber uma etapa nacional como a Copa Brasil.

A estimativa é que os melhores 60 canoístas do país na modalidade participem deste evento em Primavera do Leste.

“Os atletas certamente deixarão Primavera do Leste satisfeitos com a estrutura da pista e admirados com a beleza do Rio das Mortes. A cada ano nossa estrutura fica melhor e certamente estamos no caminho certo para a realização de grandes eventos como este”, disse Oberdan.

Canoagem Slalom no Mato Grosso

Além de sediar eventos como a Copa Brasil de Canoagem Slalom, a FCaMT também procura incentivar os atletas de base para a revelação de novos talentos, a exemplo do que já aconteceu com a atleta Ana Sátila, jovem canoísta de Primavera do Leste que vem se destacando nos eventos nacionais da Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom e já uma promessa para o futuro da canoagem brasileira.

A última iniciativa da FCaMT foi a realização de um evento na cidade de Tabaporã, no norte do estado, que reuniu mais de três mil pessoas do local para conhecer mais de perto a canoagem.

A ideia partiu do prefeito Edison Rosso que sempre admirou a prática deste esporte.

Sendo uma ação inédita no “Nortão”, a Secretaria de Desporto solicitou junto à federação três caiaques para que os competidores do município pudessem receber instruções antecipadamente.

A Secretaria de Desporto, Turismo e Lazer da cidade pretende agora realizar novos eventos voltados ao turismo ecológico.

De acordo com o prefeito o objetivo da realização desse tipo de ação é alavancar o turismo do município, além de incentivar a juventude a praticar esportes e assim possibilitar a revelação de muitos outros talentos para a canoagem.

Desenvolvimento da Canoagem Slalom no Brasil

Em virtude da realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Brasil as modalidade olímpicas como Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom estão passando por um novo planejamento que busca a conquista da medalha olímpica.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, a conquista dos Jogos Olímpicos concedeu a todas as modalidades a oportunidade de crescimento e visibilidade.

“A CBCa tem absoluta certeza que o momento é de investimento maciço na base para transformar a realidade quantitativa da modalidade. Nossa meta é igualar à realidade numérica de atletas cadastrados na Federação Espanhola já no início de 2012, isso sem esquecermos dessa excepcional safra de juniores que estamos tendo no momento e dos melhores seniores que ainda vão lutar nos Jogos Pan-americanos em 2011 e Jogos Olímpicos 2012”.

Para mais informações consulte:

http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/pagina/eventos_id/294/paginas_id/253

Equipe Sub-23 do Brasil disputará título sul-americano na Argentina

Canoístas brasileiros que não competirão nas etapas da Copa do Mundo na Europa partem para a Argentina para as disputas do Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade


Mesmo sem as grandes estrelas da canoagem brasileira, que embarcarão para a Europa para as disputas das etapas da Copa do Mundo, a equipe Sub-23 composta pelas jovens revelações brasileiras da modalidade parte hoje para a Argentina em busca do título do Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade, que acontece de 22 a 25 de abril na cidade de La Plata, nas proximidades de Buenos Aires.


A equipe brasileira que segue para o Sul-americano é composta por 40 atletas que competirão contra canoístas de renome no cenário sul-americano de países com tradição na Canoagem Velocidade como Argentina e Chile.


Entre os destaques que integram a equipe brasileira estão canoístas como: Ana Paula Vergutz, atual campeã brasileira no K1 1000, 500 e 200 metros; José Agmarino Coelho, atual campeão brasileiro de Paracanoagem, e Marta Ferreira, única atleta oficial da Paracanoagem feminina no país; Luciana Costa, atual campeã brasileira no C2 500 e 200 metros feminino; Fabionei Rauber, atual campeão brasileiro no C1 1000m; além do ex-BBB Fernando Fernandes, que pela primeira vez participará de uma competição como paracanoísta da Confederação Brasileira de Canoagem.


Segundo o presidente da Federação Argentina de Canoagem, Javier Correa, este competição é uma das mais importantes do calendário da América do Sul. “Este ano é muito importante para nós, pois além de contarmos com a presença dos melhores canoístas da região aqui na Argentina, também comemoramos o bicentenário da república, data muito importante na história da Argentina”, disse.


Em 2009 os argentinos sagraram-se campeões sul-americanos competindo em Buenos Aires. Contudo, a vitória aconteceu apenas na última prova disputada contra o Brasil, que ficou em segundo lugar atrás dos anfitriões. No quadro geral ficou a Argentina em primeiro com 26 ouros, 13 pratas e 5 bronzes; com o Brasil em segundo com 24 ouros, 19 pratas e 6 bronzes; e Chile na terceira colocação com 6 ouros, 17 pratas e 15 bronzes.


Paracanoagem


Devido ao constante crescimento mundial da Paracanoagem nos últimos anos a organização do Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade confirmou a realização das categorias destinadas aos portadores de necessidades especiais no evento. Este será o primeiro evento oficial da categoria na América do Sul. Serão disputadas provas no K1 e V1, no masculino e feminino, todas na distância de 200 metros e nas categorias LTA, TA e A.


Entretanto, vale destacar que o Brasil já realiza eventos de Paracanoagem há mais de dez anos e é um dos precursores desta iniciativa que tomou conta do cenário internacional do esporte nos últimos dois anos.


“Para o Brasil isto não é novidade. Além promovermos provas de Paracanoagem desde 1999, já participamos de vários cursos internacionais da modalidade e do 1° Campeonato Mundial de Paracanoagem, que aconteceu ano passado em Dartmouth, no Canadá, oportunidade onde conquistamos a medalha de prata no K1 200m”, ressaltou o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner.


O Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade 2010 será disputado nas categorias Cadete (15 e 16 anos), Junior (17 e 18 anos), Sênior (Sub-23) e Máster (35 anos em diante), todas no Masculino e Feminino, além das disputas na Paracanoagem e da Canoa Feminina.


Mais informações em:


Jovem canoísta representará o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude

Evento acontecerá na Cingapura e reunirá jovens revelações de todo mundo em diversas modalidades

Com apenas 16 de idade e vários títulos brasileiros e sul-americanos conquistados na Canoagem Velocidade, o jovem canoísta baiano Isaquias Queiroz foi escolhido pelo técnico da seleção brasileira de canoa, Pedro Sena, para representar o Brasil e todo o continente americano nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, que reunirão jovens de 14 a 18 anos de 205 países do mundo, entre os dias 14 e 26 de agosto.

“Ele vem crescendo muito nos treinamentos e tecnicamente consegue assimilar os movimentos e se mostra como outra grande promessa da Canoa Olímpica Brasileira”, destacou Sena.

Nesse domingo Isaquias embarcou para Argentina onde competirá na categoria Cadete das provas de C1 1000, 500 e C2 500 metros, dos Jogos Sul-americanos de Canoagem Velocidade.

“Ele está no caminho certo e tenho certeza que poderá representar muito bem o nosso país no evento”, finalizou Sena.

Vale lembrar que o Brasil participará do evento na Cingapura devido ao resultado conquistado ano passado pelo atleta Erlon de Souza Silva no Campeonato Mundial Júnior de Canoagem Velocidade.

O jovem canoísta, hoje intregrante da equipe sênior conquistou no Mundial Junior o sétimo lugar na Final A da prova de C1 500m e colocou seu nome entre as revelações da competição que aconteceu em Moscou, na Rússia, e reuniu mais de 500 atletas de 52 países.