segunda-feira, 26 de abril de 2010

Canoagem também é exemplo de solidariedade‏

1ª Expedição Manaus/Belém de Canoagem atende comunidades ribeirinhas na região amazônica.


Estimativa é distribuir donativos para mais de 50 comunidades em 28 dias.

A 1ª Expedição Manaus/Santarém de Canoagem está dando um grande exemplo de solidariedade para todo o povo brasileiro.

Uma equipe de 15 pessoas saiu de Manaus na última terça-feira (20/04) e percorrerá até Belém mais de 2.500km pelo rio Amazonas entregando donativos para comunidades ribeirinhas muitas vezes esquecidas por encontrarem-se em regiões de difícil acesso.

Além do trabalho filantrópico, a iniciativa deste projeto também busca valorizar a canoagem como identidade cultural do povo amazônico que há centenas de anos se utiliza de canoas como meio de transporte em rios de todo o norte do país.

Depois da grande enchente que atingiu dezenas de comunidades ribeirinhas no rio Amazonas em 2009, deixando inúmeras famílias desabrigadas e muitas crianças sem nenhum material didático para estudar, o coordenador da expedição e presidente da Federação Paraense de Canoagem, Evaldo Malato, reuniu uma equipe para percorrer essas regiões ajudando essas pessoas com o intuito de despertar a solidariedade em cada um tiver conhecimento do projeto.

“A canoagem é um esporte com um potencial enorme em todo o Brasil, principalmente aqui no norte do país onde muitos usam canoas como meio de transporte. E nossa intenção é mostrar que nosso esporte também é exemplo de solidariedade, aventura e amor pela natureza”, destacou Malato.

A largada da aventura aconteceu nesta terça-feira no mundialmente conhecido encontro das águas dos rios Solimões e Negro, em Manaus, e nesta quinta-feira encontra-se nas proximidades do município de Itacoatiara.

Ao todo a 1ª Expedição Manaus/Santarém de Canoagem atenderá cerca de 60 comunidades ribeirinhas entre os municípios de Manaus, Itacoatiara, Parintins, Juruti, Óbidos, Santarém e Belém.

Foram arrecadados mais de 20 mil livros, dezenas de brinquedos e kits de higiene bucal, cestas básicas, material didático, entre outros itens.

Segundo a professora da Escola Municipal São José II da comunidade Nova Cesaréia, Leila Lourenço Barbosa, este tipo de ação é muito importante para as crianças da região.


“Para nós um pouco já é muito desde que perdemos quase tudo com a enchente.

Este tipo de trabalho que vocês fazem é abençoado”, disse emocionada com a visita dos canoístas.

Os objetivos da expedição são: Turístico: mostrar as belezas naturais dos estados do Pará e Amazônia, Ecológico: sensibilizar a população a respeito da importância da preservação ambiental da região, Social: distribuir donativos às comunidades ribeirinhas, Educacional: promover palestras, Cultural: valorizar e enaltecer os hábitos e costumes do povo brasileiro destas regiões, e Esportivo: divulgar e massificar a prática da canoagem em todo o Brasil.

Cobertura Amazon Sat e documentário

O coordenador de projetos da Rede Amazon Sat (canal integrante à TV Amazonas, filiada à Rede Globo), Amaral Augusto de Souza, e o cinegrafista Jéferson Sales Macedo estão acompanhando a expedição para documentar todo o trabalho que é realizado para a produção de reportagens e posteriormente um documentário sobre a iniciativa.

Segundo Amaral a questão social da expedição foi o fator que mais despertou sua atenção e veio de encontro com os objetivos de seu trabalho.

“Sou neto de seringueiros e sempre tive proximidade com os povos ribeirinhos, e quando soube da expedição não tive dúvidas em vir participar, pois meu objetivo como jornalista é prestar serviços às comunidades tão necessitadas”, contou.

O material sobre a expedição está sendo veiculada no canal Amazon Sat que abrange os municípios dos estados da Amazonas, Rondônia, Acre, Amapá, Roraima e para o Pará por meio da parceria com a TV Nazaré.

Além das reportagens jornalísticas constantes durante a expedição também será produzido um documentário sobre a viagem.

“Nosso objetivo também é estimular novas travessias como esta e minha mensagem para as pessoas que assistem é de amar a Amazônia e conhecerem essa região, pois tenho certeza que assim irão amá-la muito mais”, concluiu Amaral.


A 1ª Expedição Manaus/Belém de Canoagem conta com apoio da Confederação Brasileira de Canoagem, Governos do Estado do Pará e Amazonas, Amazon Sat (Canal 44), Prefeitura Municipal de Belém, Programa Ação Social, Nova Pontual, Escola Santa Emília, Solve Engenharia, Canto Advocacia, Enart, Transmare, Netfiber, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Marinha do Brasil.

Acompanhe a expedição pelo Canal Amazon no site: http://www.amazonsat.com.br/

Equipe 1ª Expedição Manaus/Santarém de Canoagem

Evaldo Malato – coordenador da expedição e presidente da Federação Paraense de Canoagem

José Brito Teixeira Filho – clínico geral e presidente da Associação Ecológica de Canoagem e Vela de Belém

Iran Schleder – coordenador de comunicação da Confederação Brasileira de Canoagem

Vanessa Padilha Wosniak – fotógrafa

Amaral Augusto de Souza – coordenador de projetos da Rede Amazon Sat

Jéferson Sales Macedo – cinegrafista da Amazon Sat

Wilson Farias – canoísta

Ivaldo Rostand – canoísta

Nivaldo Oliveira Cordeiro – canoísta

Rogério João Baggio – promotor aposentado

Maria Bernadete Baggio – professora aposentada

Humberto de Campos – aposentado pela Marinha

Francisco José Souza Santos – mestre de embarcação

Raimundo Edson Souza Santos – contramestre de embarcação

Max Junior Furtado Fernandes – auxiliar de embarcação

Nenhum comentário:

Postar um comentário