segunda-feira, 26 de abril de 2010

FIC confirma participação do Brasil no Mundial de Caiaque Pólo

As duas primeiras etapas do Campeonato Brasileiro são válidas para a seleção dos atletas que integrarão a equipe brasileira que disputará o Mundial na Itália.



A Federação Internacional de Canoagem (FIC) confirmou nesta sexta-feira (16/04) a aprovação oficial da equipe brasileira no Campeonato Mundial de Caiaque Pólo que acontece, em setembro, na Itália, competição que o Brasil não participa desde 2006.

A segunda etapa do Campeonato Brasileiro, que acontece nos dias 1 e 2 de maio, em Londrina/PR, definirá os atletas que competirão na Europa.

De acordo com o supervisor do Comitê de Caiaque Pólo da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Diniz Mboure, a confirmação da equipe brasileira no Mundial se deve muito ao esforço do presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner, que interveio diretamente na questão junto à FIC para que o Brasil participasse do evento.

“Como nós não havíamos participado do Campeonato Pan-americano (seletiva para o Mundial) nós só teríamos chances de participar do Mundial deste ano via uma carta convite da FIC, e assim aconteceu.

Foi um processo longo e desgastante, mas ficamos todos muito felizes com a confirmação”, comemorou Mboure que também informou que o Brasil é tricampeão pan-americano (1999, 2005 e 2007) e é considerado um dos times mais fortes das Américas.

Agora é o momento de classificar os melhores atletas do país para a participação da principal competição mundial de Caiaque Polo no calendário 2010.

A primeira e segunda etapa do Campeonato Brasileiro são válidas como Seletiva para o Mundial.

Segundo Diniz Mboure, o técnico da seleção brasileira, Rafael Barbieri, após a pré-seleção dos 16 atletas ocorrida na primeira etapa do Brasileiro, agora definirá os 10 canoístas para a seleção brasileira, número máximo permitido pela FIC para a composição das seleções nacionais.

“Esperamos que este ano seja o melhor da história do Caiaque Pólo brasileiro em Mundiais, pois passamos hoje pela melhor fase da modalidade no país. Estamos com uma equipe forte e experiente e acreditamos que podemos conquistar um bom resultado na Itália. Pretendemos chegar entre os oito primeiros colocados no Mundial, resultado que seria inédito na história do Caiaque Pólo brasileiro”, informou Mboure.

O último Campeonato Mundial que o Brasil participou foi em 2006, em Amsterdã, na Holanda, ocasião que os atletas brasileiros conquistaram o 15° lugar geral. Já a melhor colocação brasileira na competição foi em 2000, em evento realizado no Brasil e que os atletas da casa ficaram com a 9ª colocação.

Em virtude do Mundial 2010 a equipe brasileira embarcará na segunda quinzena de agosto para Milão, na Itália, para passar duas semanas de treinamentos intensivos com as equipes locais e chegar melhor preparada para enfrentar as melhores equipes do mundo no Caiaque Pólo.

Pré-seleção para o Campeonato Mundial de Caiaque Polo

Caio Moreno Pereira Romano
Christiano Rocha de Queiroz
Ciro Werner
Diniz Mbure
Eduardo Rizzi Valença
Fernando Carazzato
Fernando Henrique Imazu Santana
Frederico Zecchini
Gabriel Rocha Rabello
Iago Gentil Carani
Lucas Berzotti
Luciano Rodrigo Obata Queiroz
Luiz Carlos Guida
Paulo Cesar Pereira
Paulo H. Rossato
Thiago Rodrigues Arraio

Encontro de canoagem reúne 88 participantes em Jaraguá do Sul

O Clube de Canoagem Kentucky, – promoveu o 5° Encontro da Canoagem, que aconteceu nas águas do Rio Itapocu...



O Clube de Canoagem Kentucky, – promoveu o 5° Encontro da Canoagem, que aconteceu nas águas do Rio Itapocu, no último domingo (18), reunindo 88 participantes de Jaraguá do Sul, Schroeder, Joinville, Guaramirim e Barra Velha.

Os atletas percorreram cerca de 10 km com botes, caiaques e canoas. Partindo da Ponte de Nereu Ramos e chegando nos fundos da sede clube, onde foram recepcionados pelos organizadores e participaram do sorteio de brindes, premiação para o maior grupo de canoístas e sorteio de um caiaque.

A Associação de Canoagem de Schroeder foi premiada com R$ 200,00 por ter o maior número de participantes no evento. O ganhador do caiaque foi o João Otavio Dias Nogueira, do Clube de Canoagem Kentucky.

Para a realização do evento, o clube contou com o apoio da Safari, Real Vidros, Metalnox, Verdureira da Jozel, Receituário, Portal Shopping, SESI e Fundação Municipal de Esportes. O caiaque sorteado foi brinde da Safari.


Este evento tem como objetivo divulgar canoagem na região e lembrar a importância do rio para a população do Vale do Itapocu. No encontro foram arrecadados 176 kg de alimentos não perecíveis, que serão entregues para uma entidade beneficente.

Mais informações:
http://www.canoken.blogspot.com/

Brasil é vice-campeão sul-americano de Canoagem Velocidade na Argentina

A equipe Sub-23 composta pelas jovens revelações brasileiras da Canoagem Velocidade conquistou ontem (25/04) em La Plata, na Argentina, o segundo lugar geral do Campeonato Sul-americano.



A equipe Sub-23 composta pelas jovens revelações brasileiras da Canoagem Velocidade conquistou ontem (25/04) em La Plata, na Argentina, o segundo lugar geral do Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade, que aconteceu de 22 a 25 de abril e foi dominado pelos atletas da casa.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, o evento foi muito importante para que os jovens atletas brasileiros adquirissem experiência de alto nível em competições internacionais.

“Achei muito bom nosso resultado conquistado na Argentina, pois nossos principais atletas embarcarão em breve para a Europa para disputar as etapas da Copa do Mundo de Canoagem. Isto serve de preparação da nova geração de canoístas brasileiros que serão muito importantes futuramente para a conquista da sonhada medalha olímpica”, ressaltou Tomasini.

Um dos destaques brasileiros que estiveram na Argentina foi Ana Paula Vergutz vencedora com certa folga das três provas do K1 Sênior Feminino. Outros destaques ficaram por conta dos canoístas brasileiros na Paracanoagem, Canoa Open Feminina e Caiaque Master Masculino, categorias amplamente dominadas pelos brasileiros.



Paracanoagem


Devido ao constante crescimento mundial da Paracanoagem e ao planejamento da Federação Internacional de Canoagem em homologar oficialmente a categoria nos Jogos Olímpicos Rio 2016 o Brasil é sério candidato em tornar-se um potência mundial da Paracanoagem.

O Campeonato Sul-americano foi o primeiro evento oficial da categoria na América do Sul, disputado nas provas no K1 e V1, no masculino e feminino, todas na distância de 200 metros e nas categorias LTA, TA e A. Contudo, vale destacar que este trabalho já vem sendo realizado há 11 anos no Brasil, precursor desta iniciativa que tomou conta do cenário internacional do esporte nos últimos dois anos.

Na Argentina o ex-BBB Fernando Fernandes, o canoísta José Agmarino Coelho, entre outros para-atletas brasileiros, dominaram as provas da categoria e sagraram-se campeões sul-americanos da modalidade com amplo domínio.

“Para o Brasil isto não é novidade, pois além promovermos provas de Paracanoagem desde 1999, também sempre estamos presentes nos cursos internacionais da modalidade como forma de aperfeiçoar nosso trabalho na categoria”, destacou Tomasini.

Toda a equipe brasileira que disputou o Sul-americano foi composta por 40 atletas que competiram contra canoístas de renome no cenário sul-americano de países com tradição na Canoagem Velocidade como Argentina e Chile.

O Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade 2010 foi disputado nas categorias Cadete (15 e 16 anos), Junior (17 e 18 anos), Sênior (Sub-23) e Máster (35 anos em diante), todas no Masculino e Feminino, além das disputas na Paracanoagem e da Canoa Feminina.


Mais informações e resultados em:

Canoagem também é exemplo de solidariedade‏

1ª Expedição Manaus/Belém de Canoagem atende comunidades ribeirinhas na região amazônica.


Estimativa é distribuir donativos para mais de 50 comunidades em 28 dias.

A 1ª Expedição Manaus/Santarém de Canoagem está dando um grande exemplo de solidariedade para todo o povo brasileiro.

Uma equipe de 15 pessoas saiu de Manaus na última terça-feira (20/04) e percorrerá até Belém mais de 2.500km pelo rio Amazonas entregando donativos para comunidades ribeirinhas muitas vezes esquecidas por encontrarem-se em regiões de difícil acesso.

Além do trabalho filantrópico, a iniciativa deste projeto também busca valorizar a canoagem como identidade cultural do povo amazônico que há centenas de anos se utiliza de canoas como meio de transporte em rios de todo o norte do país.

Depois da grande enchente que atingiu dezenas de comunidades ribeirinhas no rio Amazonas em 2009, deixando inúmeras famílias desabrigadas e muitas crianças sem nenhum material didático para estudar, o coordenador da expedição e presidente da Federação Paraense de Canoagem, Evaldo Malato, reuniu uma equipe para percorrer essas regiões ajudando essas pessoas com o intuito de despertar a solidariedade em cada um tiver conhecimento do projeto.

“A canoagem é um esporte com um potencial enorme em todo o Brasil, principalmente aqui no norte do país onde muitos usam canoas como meio de transporte. E nossa intenção é mostrar que nosso esporte também é exemplo de solidariedade, aventura e amor pela natureza”, destacou Malato.

A largada da aventura aconteceu nesta terça-feira no mundialmente conhecido encontro das águas dos rios Solimões e Negro, em Manaus, e nesta quinta-feira encontra-se nas proximidades do município de Itacoatiara.

Ao todo a 1ª Expedição Manaus/Santarém de Canoagem atenderá cerca de 60 comunidades ribeirinhas entre os municípios de Manaus, Itacoatiara, Parintins, Juruti, Óbidos, Santarém e Belém.

Foram arrecadados mais de 20 mil livros, dezenas de brinquedos e kits de higiene bucal, cestas básicas, material didático, entre outros itens.

Segundo a professora da Escola Municipal São José II da comunidade Nova Cesaréia, Leila Lourenço Barbosa, este tipo de ação é muito importante para as crianças da região.


“Para nós um pouco já é muito desde que perdemos quase tudo com a enchente.

Este tipo de trabalho que vocês fazem é abençoado”, disse emocionada com a visita dos canoístas.

Os objetivos da expedição são: Turístico: mostrar as belezas naturais dos estados do Pará e Amazônia, Ecológico: sensibilizar a população a respeito da importância da preservação ambiental da região, Social: distribuir donativos às comunidades ribeirinhas, Educacional: promover palestras, Cultural: valorizar e enaltecer os hábitos e costumes do povo brasileiro destas regiões, e Esportivo: divulgar e massificar a prática da canoagem em todo o Brasil.

Cobertura Amazon Sat e documentário

O coordenador de projetos da Rede Amazon Sat (canal integrante à TV Amazonas, filiada à Rede Globo), Amaral Augusto de Souza, e o cinegrafista Jéferson Sales Macedo estão acompanhando a expedição para documentar todo o trabalho que é realizado para a produção de reportagens e posteriormente um documentário sobre a iniciativa.

Segundo Amaral a questão social da expedição foi o fator que mais despertou sua atenção e veio de encontro com os objetivos de seu trabalho.

“Sou neto de seringueiros e sempre tive proximidade com os povos ribeirinhos, e quando soube da expedição não tive dúvidas em vir participar, pois meu objetivo como jornalista é prestar serviços às comunidades tão necessitadas”, contou.

O material sobre a expedição está sendo veiculada no canal Amazon Sat que abrange os municípios dos estados da Amazonas, Rondônia, Acre, Amapá, Roraima e para o Pará por meio da parceria com a TV Nazaré.

Além das reportagens jornalísticas constantes durante a expedição também será produzido um documentário sobre a viagem.

“Nosso objetivo também é estimular novas travessias como esta e minha mensagem para as pessoas que assistem é de amar a Amazônia e conhecerem essa região, pois tenho certeza que assim irão amá-la muito mais”, concluiu Amaral.


A 1ª Expedição Manaus/Belém de Canoagem conta com apoio da Confederação Brasileira de Canoagem, Governos do Estado do Pará e Amazonas, Amazon Sat (Canal 44), Prefeitura Municipal de Belém, Programa Ação Social, Nova Pontual, Escola Santa Emília, Solve Engenharia, Canto Advocacia, Enart, Transmare, Netfiber, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Marinha do Brasil.

Acompanhe a expedição pelo Canal Amazon no site: http://www.amazonsat.com.br/

Equipe 1ª Expedição Manaus/Santarém de Canoagem

Evaldo Malato – coordenador da expedição e presidente da Federação Paraense de Canoagem

José Brito Teixeira Filho – clínico geral e presidente da Associação Ecológica de Canoagem e Vela de Belém

Iran Schleder – coordenador de comunicação da Confederação Brasileira de Canoagem

Vanessa Padilha Wosniak – fotógrafa

Amaral Augusto de Souza – coordenador de projetos da Rede Amazon Sat

Jéferson Sales Macedo – cinegrafista da Amazon Sat

Wilson Farias – canoísta

Ivaldo Rostand – canoísta

Nivaldo Oliveira Cordeiro – canoísta

Rogério João Baggio – promotor aposentado

Maria Bernadete Baggio – professora aposentada

Humberto de Campos – aposentado pela Marinha

Francisco José Souza Santos – mestre de embarcação

Raimundo Edson Souza Santos – contramestre de embarcação

Max Junior Furtado Fernandes – auxiliar de embarcação