sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Instrutores de rafting continuam empenhados em ajudar moradores de São Luiz do Paraitinga

Por Daniela Nanni – AventuraPress
daniela@aventurapress.com.br

As três operadoras de rafting que atuam em São Luiz do Paraitinga continuam empenhadas em ajudar os moradores da cidade. Durante todo o ano recebem turistas das mais variadas origens para usufruir da adrenalina proporcionada pelo esporte, mas em poucas horas de forte chuva do dia 1º, 80% dos seus prédios históricos, localizados no Vale do Paraíba, a 182 km de São Paulo, ficaram em ruínas.

O centro da cidade fundada em 1792, principal destino turístico e fonte de renda local, com seu artesanato, atividades ecoturísticas e esportivas, carnaval e festival de marchinhas, levará anos para ser restaurado. O nível do Rio Paraibuna já diminuiu, mas sobraram os escombros de centenas de anos.

Desde as primeiras horas de inundação, os instrutores de rafting não mediram esforços para ajudar os moradores que ficaram ilhados nos telhados de suas casas. Os botes infláveis, que suportam até seis canoístas, carregaram muito mais do que desabrigados e seus pertences. Carregaram a esperança de dias melhores e estão sendo considerados os anjos de São Luiz do Paraitinga.

Foram cinco dias intensos de trabalhos voluntários e a vontade de ajudar não diminuiu. “Todos estiveram profundamente empenhados no salvamento e em ajudar na distribuição dos alimentos. As três operadoras ajudaram no resgate e ajudaremos também na reconstrução do nosso patrimônio”, disse Roberto de Campos, instrutor de rafting há 17 anos na cidade e que está arrecadando doações na cidade de São Paulo.

Roberto e seu irmão Dimas de Campos são instrutores de rafting e nascidos em São Luiz do Paraitinga. “É praticamente nossa própria história de vida que se abala. Tenho 28 anos e nunca vi uma destruição como essa”. Mais de 70 das 90 casas e casarões feitos de taipa de pilão, incluindo a Igreja Nossa Senhora das Mercês, do século XVIII, foram levados pela força do Rio Paraibuna.

O prejuízo é inestimável. “Mesmo os instrutores que perderam tudo, continuam ajudando no trabalho de resgate e acredito que todos reconheçam que se não fosse o trabalho voluntário desses rapazes muita gente poderia ter morrido”, comentou Roberto que pede auxílio de doações para os desabrigados.

Roberto fez uma mobilização em São Paulo, pois até o começo da semana não havia ainda nenhum posto de coleta na cidade para os desabrigados de São Luiz do Paraitinga. “Comecei a arrecadar doações na minha própria casa. Os batalhões da PM já estão recebendo as doações também. Juntamos algumas empresas e universidades que estão nos apoiando agora, cedendo seus espaços para receber essa importante contribuição”, finalizou o instrutor de rafting.
Serviço

O que doar:

materiais de limpeza, como detergente, água sanitária, e vassoura; higiene pessoal como sabonetes, fraldas geriátricas e infantis, e absorventes.
Projeto Enchentes:

Blog com mapa que mostra as áreas inundadas, rotas alternativas e locais para doações em todo o Brasil: http://projetoenchentes.radioramabrasil.com

Endereços para entrega de doações em São Paulo:

- Rua Bernardino de Campos, 1624 – Campo Belo.
(11) 4115-0361 / (11) 9593-4205 / (11) 8398-2431

- ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
R. Dr. Álvaro Alvim, 123.

Dias 5 e 6 receberá as doações no período das 10h às 21h.

- PISA Trekking Al. dos Tupiniquins, 202 – Moema.(11) 5052-4085

Acampamento de Canoagem Paraolímpica nos EUA

Iniciativa faz parte da diretriz da Federação Internacional de Canoagem para o desenvolvimento da modalidade

A Federação Canadense de Canoagem está organizando um acampamento para o desenvolvimento da Canoagem Paraolímpica oferecido aos atletas do Canadá, Estados Unidos e para canoístas de outros países que integram a Federação Pan-americana de Canoagem. O evento acontece no estado americano da Flórida, nos Estados Unidos, de 6 a 16 de abril deste ano.

A iniciativa representa uma oportunidade para o desenvolvimento da Canoagem Paraolímpica no continente americano e faz parte da diretriz da Federação Internacional de Canoagem para o crescimento da modalidade em todos os países filiados á entidade.

Os interessados, que podem ser atletas e treinadores, devem procurar suas federações nacionais para entrar em contato com a Federação Canadense de Canoagem e participar do acampamento.

No caso brasileiro os atletas devem buscar seus patrocinadores para obtenção de recursos no custeio da viagem. A Confederação Brasileira de Canoagem dará todo o apoio logístico e administrativo para a viagem.

Segundo o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner, a participação de atletas brasileiros é importante para o desenvolvimento da Canoagem Paraolímpica na país.

“Os atletas paraolímpicos brasileiros estão a cada dia conquistando mais espaço em eventos internacionais, a exemplo do que aconteceu no último Mundial de Canoagem Velocidade no Canadá”, disse Tomasini referindo-se ao canoísta Sebastião Abreu, de Caxias do Sul/RS, vice-campeão mundial da prova K1 200m do Campeonato mundial de Canoagem Velocidade, que aconteceu em agosto de 2009 no Canadá.

Mais informações podem ser obtidas com a CBCa ou diretamente no site da Federação Canadense de Canoagem (www.canoekayak.ca)