segunda-feira, 26 de abril de 2010

Brasil é vice-campeão sul-americano de Canoagem Velocidade na Argentina

A equipe Sub-23 composta pelas jovens revelações brasileiras da Canoagem Velocidade conquistou ontem (25/04) em La Plata, na Argentina, o segundo lugar geral do Campeonato Sul-americano.



A equipe Sub-23 composta pelas jovens revelações brasileiras da Canoagem Velocidade conquistou ontem (25/04) em La Plata, na Argentina, o segundo lugar geral do Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade, que aconteceu de 22 a 25 de abril e foi dominado pelos atletas da casa.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, o evento foi muito importante para que os jovens atletas brasileiros adquirissem experiência de alto nível em competições internacionais.

“Achei muito bom nosso resultado conquistado na Argentina, pois nossos principais atletas embarcarão em breve para a Europa para disputar as etapas da Copa do Mundo de Canoagem. Isto serve de preparação da nova geração de canoístas brasileiros que serão muito importantes futuramente para a conquista da sonhada medalha olímpica”, ressaltou Tomasini.

Um dos destaques brasileiros que estiveram na Argentina foi Ana Paula Vergutz vencedora com certa folga das três provas do K1 Sênior Feminino. Outros destaques ficaram por conta dos canoístas brasileiros na Paracanoagem, Canoa Open Feminina e Caiaque Master Masculino, categorias amplamente dominadas pelos brasileiros.



Paracanoagem


Devido ao constante crescimento mundial da Paracanoagem e ao planejamento da Federação Internacional de Canoagem em homologar oficialmente a categoria nos Jogos Olímpicos Rio 2016 o Brasil é sério candidato em tornar-se um potência mundial da Paracanoagem.

O Campeonato Sul-americano foi o primeiro evento oficial da categoria na América do Sul, disputado nas provas no K1 e V1, no masculino e feminino, todas na distância de 200 metros e nas categorias LTA, TA e A. Contudo, vale destacar que este trabalho já vem sendo realizado há 11 anos no Brasil, precursor desta iniciativa que tomou conta do cenário internacional do esporte nos últimos dois anos.

Na Argentina o ex-BBB Fernando Fernandes, o canoísta José Agmarino Coelho, entre outros para-atletas brasileiros, dominaram as provas da categoria e sagraram-se campeões sul-americanos da modalidade com amplo domínio.

“Para o Brasil isto não é novidade, pois além promovermos provas de Paracanoagem desde 1999, também sempre estamos presentes nos cursos internacionais da modalidade como forma de aperfeiçoar nosso trabalho na categoria”, destacou Tomasini.

Toda a equipe brasileira que disputou o Sul-americano foi composta por 40 atletas que competiram contra canoístas de renome no cenário sul-americano de países com tradição na Canoagem Velocidade como Argentina e Chile.

O Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade 2010 foi disputado nas categorias Cadete (15 e 16 anos), Junior (17 e 18 anos), Sênior (Sub-23) e Máster (35 anos em diante), todas no Masculino e Feminino, além das disputas na Paracanoagem e da Canoa Feminina.


Mais informações e resultados em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário