quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Garimpando talentos da canoagem no estado do Rio de Janeiro

Nova presidenta da FECAERJ terá o trabalho de recuperação e massificação da modalidade visando descobrir talentos para o Rio 2016.

A Federação de Canoagem do Estado do Rio de Janeiro (FECAERJ) deu um passo importante em busca de novos talentos para o Rio 2016. A educadora pós-graduada em psicopedagogia e atual campeã brasileira de Canoagem Descida, Sueli Sabina Thurow, 33 anos, foi empossada nova presidenta da entidade e terá pela frente o trabalho de recuperação da FECAERJ e massificação da modalidade.

Segundo Sueli a canoagem no estado do Rio de Janeiro terá três pólos de desenvolvimento: Macaé, onde está hoje sediada a federação e local com completa infra-estrutura para o crescimento das mais diversas modalidades de canoagem; Angra dos Reis, município conhecido pela realização de eventos de Canoagem Oceânica; e a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, tradicional local de grandes eventos de Canoagem Velocidade.

“Teremos primeiramente estes três pólos de desenvolvimento, contudo a nova diretoria quer convidar todos os canoístas cariocas para participar deste novo trabalho de recuperação do esporte no Rio de Janeiro”, convidou Sueli.

Ainda segundo Sueli o primeiro passo para a recuperação da entidade já foi dado, agora será realizado um trabalho atualizado de recadastramento de todos os atletas cariocas em suas mais diversas regiões.

De acordo com o vice-presidente da FECAERJ, Marcelo Lopes, este cadastramento permitirá visualizar a canoagem como um todo no estado. “Depois disso nosso trabalho será de massificar a canoagem por meio da implementação de projetos e da promoção de mais eventos no Rio de Janeiro”, explicou Lopes.

O secretário de turismo e esportes de Macaé, Alex de Moraes, se mostrou muito contente com a vinda da federação para a cidade e assim cedeu um espaço para a FECAERJ junto à base operacional de Glicério. “Um ótimo lugar na serra macaense para iniciar o trabalho, pois na base se encontra a pista de Canoagem Slalom. Um espaço literalmente operacional gigantesco da própria Fundação de Esportes de Macaé e um ginásio esportivo da ultima geração com toda estrutura possível”, contou.

Além da presidenta Sueli Sabina Thurow e do vice-presidente Marcelo Lopes, a FECAERJ também conta com o trabalho do canoísta e fundador da plataforma virtual “EncontroRadical”, Gerhard Elias Jancsik, conhecido por seu trabalho junto a cidade de Macaé no desenvolvimento de várias modalidades da canoagem.

Fonte: imprensa@cbca.org.br