sexta-feira, 9 de abril de 2010

K2 Masculino e K4 Feminino foram destaques na Colômbia

Aproveitamento de 100% das embarcações, em todas as distâncias, nos Jogos Sul-americanos, foi destaque da categoria caiaque do Brasil ao garantir seis medalhas de ouro.



Em todas as provas que o Brasil entrou na água para competir nas categorias K2 Masculino e K4 Feminino da Canoagem Velocidade saiu com a medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos que aconteceram recentemente na Colômbia. Nestas provas os canoístas brasileiros tiveram um aproveitamento de 100%, conquistaram seis medalhas de ouro para o país e foram fundamentais para o Brasil conquistar o título de campeão geral da canoagem na competição.

Contudo, quem vê apenas os resultados não conhece todo o trabalho que foi feito para se chegar a esta conquista. Tudo começou em janeiro com a concentração da seleção brasileira em Caxias do Sul/RS, passou por diversas dificuldades de aclimatação, já que as disputas da canoagem nos Jogos Sul-americanos foram realizadas numa altitude acima dos 2.500 metros, e culminou com a vitória brasileira na Colômbia.

Segundo Álvaro Koslowski, técnico da seleção brasileira de caiaque, o diferencial do Brasil foi o espírito de equipe de toda a delegação. “Foi uma competição que contou com o que há de melhor da canoagem sul-americana. Conseguimos um ótimo resultado e demonstramos para toda a América do Sul o desenvolvimento de nossa modalidade”, destacou.

Contudo, Koslowski ressalta que a temporada de provas internacionais agendadas pela Confederação Brasileira de Canoagem ainda está começando e testes muito mais difíceis estão por vir.

“Agora nos concentraremos para as disputas das etapas da Copa do Mundo, do Pan-americano e do Campeonato Mundial, eventos de maior nível técnico e fundamentais para a evolução dos nossos atletas”, explicou o técnico da seleção brasileira de caiaque.


K2 Masculino e K4 Feminino 100%A chuva de medalhas de ouro das provas de caiaque da canoagem muito se deve a essas duas categorias. Primeiro com o K4 1000 e 500 metros Feminino composto por Naiane Pereira, Juliana Domingos, Bruna Gama e Ariela Pinto, e depois no K4 200m Feminino com Daniela Alvarez no lugar de Bruna Gama.

Juntas, essas mulheres dominaram o K4 sul-americano ao garantir todas as medalhas de ouro da categoria. O grande destaque entre as canoístas brasileiras ficou por conta de Naiane Pereira que diretamente foi responsável pela conquista de quatro ouros, uma prata e três bronzes para o Brasil na competição.

No K2 Masculino a composição da embarcação foi diferente para cada distância. Nos 1000 metros o ouro veio com a dupla Michel Ferreira e Gilvan Ribeiro, nos 500m com Givago Ribeiro e Edson Silva, e nos 200m com Roberto Maehler e Ricardo Barreto, tudo isso demonstrando que cada dupla brasileira tem uma especialidade para as provas do caiaque masculino e que o destaque fica por conta do trabalho em conjunto de toda a equipe.

Outro destaque do caiaque masculino também foi o aproveitamento de 100% nas provas de 200 metros do caiaque. No K1 o atleta Edson Silva, considerado um dos quatro melhores canoístas do mundo nesta prova, garantiu seu favoritismo e ficou com o ouro. Mesmo resultado do K4 200m composto por Edson Silva, Roberto Maehler, Celso Oliveira e Givago Ribeiro.

Calendário internacionalDurante todo este mês de abril a seleção brasileira de caiaque ficará concentrada no Centro Nacional de Treinamento de Canoagem Velocidade, em Caxias do Sul/RS, e em maio parte para a Europa para as disputas das etapas da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade que serão realizadas na França, Alemanha e Hungria. Depois disso a equipe retorna ao Brasil e segue novamente para a Europa em agosto para competir no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade na Polônia.

De acordo com o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner, esses resultados são frutos do planejamento que está sendo feito com a modalidade visando a medalha olímpica nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

“Nossa meta é a medalha olímpica e estamos certos que este sonho é possível para 2016, e quem sabe até para 2012, em Londres. Estamos no caminho certo, obtendo vitórias inéditas e escrevendo a nova história da canoagem brasileira”, reforçou Tomasini.

No quadro geral de medalhas da Canoagem Velocidade o Brasil dominou todos os dias de competição e fechou os Jogos Sul-americanos em primeiro lugar da modalidade com um total de 23 medalhas, sendo 16 ouros, quatro de prata e três de bronze. Em segundo lugar ficou a Argentina com seis ouros, seis pratas e dois bronzes; e em terceiro a Colômbia com um ouro, cinco pratas e cinco bronzes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário