quarta-feira, 17 de março de 2010

1º Seminário da Canoagem Slalom do Brasil

Na oportunidade foi apresentada uma análise da modalidade nos últimos quatro anos e o plano para aumento de embarcações para o próximo quadriênio olímpico.

Dias 11 e 12 de março estiveram presentes na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, representantes dos principais clubes de Canoagem Slalom do Brasil para conhecerem e debaterem sobre o Planejamento Estratégico da modalidade visando os Jogos Olímpicos de 2016.

Na oportunidade foi apresentada uma análise da modalidade nos últimos quatro anos e o plano para o aumento de embarcações para o próximo quadriênio olímpico. Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner “A conquista dos Jogos Olímpicos de 2016, concedeu a todas as modalidades desportivas olímpicas a oportunidade de crescimento e visibilidade. Quem não aproveitar este excepcional momento para o aumento significativo de atletas estará fadado ao descrédito tanto nos investimentos públicos quanto nos investimentos privados. A CBCa, após a análise SWOT das categorias, tem absoluta certeza que o momento é de investimento maciço na base para transformar a realidade quantitativa principalmente nas embarcações K1 Feminino, C1 Masculino e C2. A nossa meta é igualar à realidade numérica de atletas cadastrados na Federação Espanhola já no início de 2012, isso sem esquecermos dessa excepcional safra de juniores que estamos tendo no momento e dos melhores seniores que ainda vão lutar nos Jogos Pan-americanos em 2011 e Jogos Olímpicos 2012”.

A Confederação Brasileira de Canoagem criou em Foz do Iguaçu, em parceria com a Itaipu Binacional, o Projeto Meninos do Lago para atendimento de 80 (oitenta) crianças e jovens que está sendo considerado como referência de gestão voltada ao crescimento quantitativo da modalidade. Pretende até o dia 15 de junho de 2010 firmar parceria com mais três clubes que se comprometam à mesma metodologia de trabalho e nos investimentos necessários e com isso receberá o Selo “Canoagem Slalom do Brasil”. Se isso acontecer, no ano de 2011 o País passará a ter uma média de 132 atletas nos eventos oficiais, dobrando essa quantidade em 2012 a 2016, números bem mais expressivos que os atuais 54 atletas na categoria principal.

“Em 2011 passaremos a ser o País com maior número de embarcação em eventos nacionais do continente americano. A partir de 2012 os números vão dobrar em virtude do aporte financeiro da CBCa e a nossa realidade numérica passará a ser equivalente à Federação Espanhola, por exemplo, que é uma das principais potências da canoagem. Embora a questão numérica não traduza a certeza de qualidade ou de resultados internacionais, obviamente que aumentarão as chances de se encontrar talentos onde aí sim devemos ter os investimentos mais focados e científicos”, disse o Superintendente da CBCa, Argos Gonçalves Dias Rodrigues.

As cidades de Piraju e Brotas no Estado de São Paulo, Primavera do Leste, do Mato Grosso e Macaé, no Rio de Janeiro, já demonstraram interesse em firmar parceria com a CBCa para introdução dos seus respectivos projetos com o selo de qualidade. Estas cidades como as demais que aceitarem as condições impostas no Seminário, terão até o dia 15 de junho de 2010 para enviarem suas propostas ao Comitê de Canoagem Slalom da Confederação Brasileira de Canoagem, em Curitiba, Paraná. As três melhores propostas apresentadas serão escolhidas para o início das atividades em janeiro de 2011.

Critérios Mínimos para aquisição do Selo:

1. Comprometimento formal com a sistematização do Projeto Meninos do Lago;

2. Comprometimento formal do Município e Associação filiada local para:
a)- aquisição de 20 k1 – 10 C1 – 07 C2;
b)- aquisição de 40 coletes salva-vidas;
c)- aquisição de 40 capacetes;
d)- aquisição de 40 saias neoprene;
e)- aquisição de 40 remos C1;
f)- aquisição de 40 remos K1.

3. Disponibilidade de galpão para guarda dos equipamentos com vestiários masculino e feminino.

4. Recursos Humanos:
a)- Um técnico e uma técnica para equipes de base;
b)- Um preparador físico (após o segundo ano do projeto);
c)- Um responsável pelos relatórios diários e inserção dos registros na internet;
d)- Disponibilização de internet e telefone.

5. Transporte e Seguro médico/hospitalar:
a)- Garantia do transporte para as 08 Turmas;
b)- Garantia de seguro contra acidentes para todos os alunos (R$ 0,99 pessoa/dia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário