Encontro irá definir o planejamento estratégico da modalidade para os próximos anos e quais atletas representarão o país nas competições internacionais em 2010.
A próxima semana promete ser fundamental para o futuro da Canoagem Slalom no país. Dirigentes e técnicos se encontrarão na cidade de Foz do Iguaçu para discutir o planejamento estratégico da modalidade para os próximos anos e os atletas disputarão no Canal Itaipu, nas dependências das Itaipu Binacional, a seletiva que definirá a equipe brasileira que representará o país nas competições internacionais em 2010.
Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini Schwertner, este é apenas o primeiro passo que a modalidade dá em direção ao aprimoramento qualitativo e quantitativo da Canoagem Slalom visando os Jogos Olímpicos de 2016.
“É de conhecimento do Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte e demais entidades que o Brasil necessita de um plano estratégico realmente eficaz que proporcione um aumento significativo no número de atletas. Para tanto, estamos desenvolvendo um plano chamado ‘Selo Canoagem Slalom 2016’ que buscará sanar essa deficiência. Esperamos que este programa seja um divisor de águas para o futuro da modalidade”, contou Tomasini.
Esse, entre outros assuntos, será discutido no 1° Seminário para Técnicos e Dirigentes da Canoagem Slalom do Brasil, que será realizado em Foz do Iguaçu nos dias 11 e 12 de março.
Seletiva Nacional
A proposta da CBCa para a partir desse ano é que todas as seletivas nacionais sejam realizadas na segunda quinzena de março, em Foz do Iguaçu, até que o canal de Canoagem Slalom do Rio de Janeiro esteja concluído, quando então passará para a capital carioca.
De acordo com o superintende da CBCa, Argos Rodrigues, esta medida é importante para que possa haver uma melhor estruturação da entidade nas viagens internacionais, permitindo o desenvolvimento de estratégias mais eficazes e menos estressantes aos atletas.
Para definir a equipe de Canoagem Slalom 2010 serão realizadas três provas seletivas marcadas para os dias 10, 13 e 14 de março, em Foz do Iguaçu. Os melhores do Brasil brigarão por 11 vagas (3 para K1 Masculino, 3 para K1 Feminino, 1 para C1 Feminino, 3 para C1 Masculino e 1 para C2 Masculino).
“A primeira condição para que haja a convocação do atleta é o fato dele estar entre as três melhores somatórias em duas das três provas realizadas (o pior resultado de todas as provas do atleta será descartado). Outros fatores, como o número de vagas previsto e o índice a ser alcançado, também serão determinantes para a homologação da classificação”, explicou Argos Rodrigues.
Para este ano já existem quatro eventos internacionais de altíssimo nível técnico para os atletas brasileiros: Campeonato Mundial Júnior, que acontece em julho na França; o Campeonato Mundial Sênior, marcado para setembro na Eslovênia; o Campeonato Pan-americano, em outubro no México; o Campeonato Sul-americano, em novembro na Argentina; além das três etapas da Copa do Mundo, que acontecem em junho na Espanha e República Tcheca e em julho na Alemanha.
As seletivas para a composição da equipe internacional de 2010 e o 1° Seminário para Técnicos e Dirigentes da Canoagem Slalom do Brasil são organizados pela Confederação Brasileira de Canoagem e contam com o apoio da Itaipu Binacional.
Todas as informações sobre a Seletiva e o Seminário podem ser acessadas no link:
http://www.cbca.org.br/arquivos/documentos/circular0012010b.pdf
Fonte: imprensa@cbca.org.br
quarta-feira, 3 de março de 2010
Seletiva e seminário em Foz do Iguaçu decidem o futuro da Canoagem Slalom
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário