quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Canoagem Tradicional também é destaque no site da CBCa

“Num país com o Brasil com tantos rios e milhares de quilômetros de costa litorânea as canoas e caiaques são um dos principais meios de transporte para muitos brasileiros”

Além das modalidades esportivas como a Canoagem Velocidade, Canoagem Slalom, Rafting, entre outras, o site da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) tem a partir desta semana um espaço destinado para divulgar as notícias sobre a Canoagem Tradicional, importante fator cultural num país com tantos recursos hídricos como o Brasil.

Segundo Evaldo Malato, presidente da Federação Paraense de Canoagem e um dos principais entusiastas da Canoagem Tradicional no país, este trabalho de divulgação da modalidade é a prova da valorização da cultura brasileira e da importância que a canoagem tem no país.

“Num país com o Brasil com tantos rios e milhares de quilômetros de costa litorânea as canoas e caiaques são um dos principais meios de transporte para muitos brasileiros”, ressaltou.

Malato é um combatente pela valorização e comprovação científica da Canoagem Tradicional como esporte de identidade cultural. Para tanto, além da tese de mestrado que está finalizando sobre o assunto, Malato organiza para este ano a 3ª Expedição de Canoagem pelos rios amazônicos com sua equipe de canoístas, que este ano terá pela frente o percurso entre Belém/PA e Manaus/AM.

A expedição tem como mote principal despertar a conscientização da preservação ambiental da Floresta Amazônica para todo o mundo. “Devemos proteger nossas matas e por meio da educação e do esporte nós podemos atingir este objetivo”, disse Malato que para percorrerá mais uma vez mais de mil quilômetros levando muita cultura (livros e materiais didáticos), esporte (canoagem) e conscientização ambiental (palestras nas comunidades) para as populações ribeirinhas de difícil acesso da região.

Clique no link a seguir para baixar o artigo de autoria de Evaldo Malato sobre a construção de canoas ribeirinhas.http://www.cbca.org.br/arquivos/ckfinder/files/Artigo%20sobre%20construção%20de%20canoas%20por%20Evaldo%20Malato.pdf

Saiba mais:
http://www.youtube.com/watch?v=v9HBpnBMpoQ
http://www.youtube.com/watch?v=niy5_4auCKk
http://www.youtube.com/watch?v=aqrj3J-vp4c

Fonte: imprensa@cbca.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário